A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação

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Data

2018

Autores

Lucindo, Ana Carolina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394 prevê o ensino da arte como componente obrigatório do currículo dos níveis de educação básica desde sua publicação em vinte de dezembro do ano de 1996. A partir de sua determinação muitas práticas educativas na área de conhecimento de Artes fizeram-se presentes no cotidiano escolar desde o Ensino Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Uma das concepções de Arte em que se baseia, na escola, passou a ser de Arte-Educação. Esta pesquisa tem como foco a Educação Infantil. O trabalho tem seu centro nas reflexões da própria autora da pesquisa, aportando-se em uma abordagem autobiográfica, em que o registro escrito acerca do percurso escolar compôs e compõe sua formação, considerando o como se dá a prática artística na Escola de Educação Infantil atualmente. O objetivo da pesquisa é trazer à discussão o papel estimulante (ou não) do docente frente ao desejo da criança de comunicar-se pela atividade de cunho artístico. A investigação contempla o caráter autobiográfico com embasamento teórico a partir de análise documental adicionado da utilização de estudo bibliográfico

Descrição

Palavras-chave

Brasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)], Arte - Estudo e ensino, Artes, Educação de crianças, Currículos, Professores - Formação, Arte e educação

Como citar

LUCINDO, Ana Carolina. A arte como fomentadora de pensamento na educação infantil: percursos de uma educadora em formação. 2018. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.