Publicação: Hamlet de Stanislávski e Craig: o drama dos bastidores
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Data
Autores
Orientador
Romano, Lúcia Regina Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte - Teatro - IA
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
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Resumo (português)
A presente pesquisa propõe estudar o processo de criação do espetáculo Hamlet, de William Shakespeare, pelo Teatro de Arte de Moscou; espetáculo apresentado em 1912, icônico por suas inovações técnicas e cenográficas. Contraditório em suas tendências artísticas, nascidas do encontro criativo entre Konstantin Stanislávski e Edward Gordon Craig, a obra exemplifica a confluência (e o choque) entre o naturalismo e o simbolismo, duas correntes artísticas das mais dominantes no século XX. Através da análise desse encontro ímpar na perspectiva da encenação, buscaremos estabelecer a discussão sobre estéticas teatrais, questionando a distinção entre as linhas de cunho ilusionista e as linhas mais teatralistas, tendo nos dois diretores o nascedouro de duas vertentes específicas tanto em relação ao lugar da interpretação, quanto aos demais elementos da cena.
Descrição
Palavras-chave
Stanislavski, Konstantin, 1863-1938, Craig, Edward Gordon, 1872-1966, Teatro - História e crítica, Representação teatral, Teatro - Séc. XX, Theater - 20th century
Idioma
Português
Como citar
DIAS, Edilaine. Hamlet de Stanislávski e Craig: o drama dos bastidores. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.