Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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Data
2018-12-13
Autores
Campagni, Caroline Rocha [UNESP]
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
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Em tempos atuais temos enfrentado uma crise ambiental provocada por fatores que, em geral, estão relacionados à ideia do domínio e exploração da natureza que a sociedade adotou desde tempos remotos e que culminou em um contínuo distanciamento da relação humano-natureza. A crise ambiental atual é uma crise da razão, onde os problemas ambientais são causados pela falta do conhecimento. Posto isso, hoje, o processo educativo pode ser considerado um possível caminho de enfrentamento que possibilitaria minimizar o quadro da crise socioambiental. Porém, é válido destacar que a educação no Brasil é regida por alguns documentos, dentre eles a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será referência obrigatória para a organização dos currículos estaduais e municipais. O presente trabalho buscou analisar os limites e possibilidades, a partir da perspectiva crítica da Educação Ambiental, do trabalho educativo envolvendo a temática ambiental a partir do pressuposto na BNCC. Este trabalho foi orientado pela perspectiva da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, no qual o procedimento adotado foi a análise documental, realizando uma avaliação analítica da Base Nacional Comum Curricular. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultados percebeu-se que o documento não contempla as dimensões propostas pelo referencial da pesquisa e nem o proposto pelo próprio documento que era o trabalho transversal e integrador da Educação Ambiental
Em tempos atuais temos enfrentado uma crise ambiental provocada por fatores que, em geral, estão relacionados à ideia do domínio e exploração da natureza que a sociedade adotou desde tempos remotos e que culminou em um contínuo distanciamento da relação humano-natureza. A crise ambiental atual é uma crise da razão, onde os problemas ambientais são causados pela falta do conhecimento. Posto isso, hoje, o processo educativo pode ser considerado um possível caminho de enfrentamento que possibilitaria minimizar o quadro da crise socioambiental. Porém, é válido destacar que a educação no Brasil é regida por alguns documentos, dentre eles a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será referência obrigatória para a organização dos currículos estaduais e municipais. O presente trabalho buscou analisar os limites e possibilidades, a partir da perspectiva crítica da Educação Ambiental, do trabalho educativo envolvendo a temática ambiental a partir do pressuposto na BNCC. Este trabalho foi orientado pela perspectiva da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, no qual o procedimento adotado foi a análise documental, realizando uma avaliação analítica da Base Nacional Comum Curricular. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultados percebeu-se que o documento não contempla as dimensões propostas pelo referencial da pesquisa e nem o proposto pelo próprio documento que era o trabalho transversal e integrador da Educação Ambiental
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Currículos, Educação, Brasil
Como citar
CAMPAGNI, Caroline Rocha. Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.