Análise de fatores para compartilhamento de conhecimento por meio do método AHP: setor automotivo no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-22

Autores

Chung, Rodrigo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In many organizations, the competitive search initiatives are kept in a disjointed manner. Several authors recognize the role of knowledge as a competitive advantage. However, the knowledge is treated as implicitly in traditional models of Production Organization and Knowledge. The research involves the integration of the trinomial: Production, Work and Knowledge. The transmission of knowledge can be accomplished in several ways, from presentations, courses or even casual conversations. The aim of this study is to investigate and analyze the factors that employees think is important for knowledge management in the company by a closed questionnaire (Survey) processed by the Analytic Hierarchy Process (AHP) to facilitate the manager's decision. The AHP method is used because it is a tool with multiple criteria (MCDM, Multiple Criteria Decision Making), occurs in situations where it is considered more than one criterion. As a result, is been expect the realization of the main factors used by both the manager and the employee as the factors time experience
Em muitas organizações, as iniciativas de busca de competitividade são mantidas de forma desarticulada. Diversos autores reconhecem o papel do Conhecimento como uma vantagem competitiva. No entanto, o Conhecimento é tratado de forma implícita nos modelos tradicionais de Organização da Produção e do Trabalho. A pesquisa envolve a integração do trinômio: Produção, Trabalho e Conhecimento. A transmissão do Conhecimento pode ser realizada de diversas formas, desde apresentações, cursos ou até mesmo conversas informais. O objetivo geral desse trabalho é investigar e analisar os fatores que os colaboradores julgam ser importantes para a Gestão do Conhecimento na empresa por meio de aplicação de questionário fechado (levantamento Survey) processado pelo método Analytic Hierarchy Process (AHP) para facilitar na tomada de decisão do gestor. O método AHP é empregado porque é uma ferramenta com múltiplos critério (MCDM, do inglês Multiple-Criteria Decision Making), ocorre em situações em que se considera mais de um critério. Como resultado, espera-se a constatação dos principais fatores utilizados tanto pelo gestor e pelo empregado como os fatores por tempo de experiência na profissão

Descrição

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Processo decisório, Indústria automobilística, Knowledge management

Como citar

CHUNG, Rodrigo. Análise de fatores para compartilhamento de conhecimento por meio do método AHP: setor automotivo no Brasil. 2018. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produução Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.