Uso dos modelos de Lawson e Toulmin como indicadores de alfabetização científica: a estrutura da argumentação em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-14

Autores

Marangoni, Mariana de França Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Education is influenced and adapts to cultural changes in society. With the development and insertion of sociocultural psychology in research in science education, attention in the studies about the learning process was focused on the social context of the classroom, highlighting the importance of communication in the school environment. Arguing is a linguistic act that arises in the interaction between individuals in the classroom and is extremely valuable to the teaching and learning process. Many researchers argue that argumentation makes possible the learning of scientific knowledge because characteristics of the production of scientific knowledge are used in the construction of an argument, making students intellectually active through the development of logical reasoning, creativity, hypothesis formulation and criticality. This paper aims to show how the arguments are presented and constructed by students during a class, focusing on the importance of argumentation in science teaching. The analysis presented in this paper is qualitative and is the result of transcripts of classes from a last year high school class. For the study of students' speeches, we will use Toulmin's model and Lawson's works as the structure of the argument
A educação sofre influência e se adapta às mudanças culturais ocorridas na sociedade. Com o desenvolvimento e a inserção da psicologia sociocultural nas pesquisas em Educação em Ciências, as atenções nos estudos sobre o processo de aprendizagem foram voltadas para o contexto social da sala de aula, evidenciando a importância da comunicação no ambiente escolar. Argumentar é um ato linguístico que surge na interação entre os indivíduos da sala de aula e é extremamente valioso para o processo de ensino e aprendizagem. Muitos pesquisadores defendem que a argumentação possibilita o aprendizado do conhecimento científico pois características da produção de conhecimento científico são utilizadas na construção de um argumento, tornando os alunos intelectualmente ativos através do desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade, a formulação de hipóteses e a criticidade. Este trabalho tem como objetivo estudar a maneira como os argumentos são apresentados e construídos pelos alunos durante uma aula, com foco na importância da argumentação no Ensino de Ciências. A análise apresentada neste trabalho é qualitativa e fruto de transcrições de aulas de uma turma do último ano do ensino médio. Para o estudo das falas dos alunos utilizamos o modelo de Toulmin e os trabalhos de Lawson como a estrutura do argumento

Descrição

Palavras-chave

Ciência - Estudo e ensino, Aprendizagem, Raciocínio, Science Study and teaching

Como citar

MARANGONI, Mariana de França Silva. Uso dos modelos de Lawson e Toulmin como indicadores de alfabetização científica: a estrutura da argumentação em sala de aula. 2018. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.