Escolas para educação de jovens e adultos: acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11

Autores

Petrucelli, Letícia Barboza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The inclusion of schooling was foreseen in the 1988 Constitution. Since then, the question of the students Special Education Needs - SEN in all modalities of teaching, the present work has focused on the Education of Young and Adults. To ensure the SEN nationally, we have the 2008 National Special Education Policy and the Brazilian Inclusion Law of 2015, so we seek to investigate accessibility issues to guarantee inclusive schools for all students. There are many difficulties for the existence of an effectively inclusive education about this target public, the reasons are several: lack of resources, curricular adaptations, professional unpreparedness or irregular architectural aspects in the environment. Thus, the objective of the study was to analyze the teaching conditions offered to the SEN students considering the architectural aspects, available materials and the pedagogical practices developed. The participants were: the director of the institution, the teacher of the room observed, a student SEN and his classmates. The study was conducted at an Education Young and Adults institution in the city of Bauru - SP. The instruments used for data collection were an observation script; interviews with school managers and teachers. The data were collected through interviews and observation of the pedagogical practice used in the institution class, observing the teacher-student and student-student relationship. The results were relevant when pointing out that the institution presents basic characteristics of an adapted environment, however before the understanding of inclusive education, attention needs to be paid to aspects related to accessibility and pedagogical adequacy, which consequently will provide an inclusive education in order to SEN and all students
A inclusão escolar foi prevista na Constituição de 1988. Desde então, levanta-se a questão dos alunos Público Alvo da Educação Especial - PAEE em todas as modalidades de ensino, o presente trabalho teve como foco a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para assegurar nacionalmente o PAEE tem-se a Política Nacional de Educação Especial de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015, assim busca-se investigar sobre questões sobre acessibilidade para garantir escolas inclusivas para todos os alunos. Sobre esse público-alvo, apontam-se muitas dificuldades para a existência de uma educação efetivamente inclusiva, as razões são várias: falta de recursos, adaptações curriculares, despreparo profissional ou por aspectos arquitetônicos irregulares no ambiente. Assim, o objetivo do estudo foi analisar as condições do ensino ofertado aos alunos PAEE considerando os aspectos arquitetônicos, materiais disponíveis e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Os participantes foram: a diretora da instituição, a professora da sala observada, um aluno PAEE e seus colegas de sala. O estudo foi realizado em uma instituição de EJA da cidade de Bauru - SP. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram roteiro de observação; entrevistas aos gestores escolares e professores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação da prática pedagógica utilizada na classe da instituição, observando a relação professor-aluno e aluno-aluno. Os resultados foram relevantes ao apontar que a instituição apresenta características básicas de um ambiente adaptado, no entanto diante do entendimento de educação inclusiva necessita-se de atenção em aspectos referente a acessibilidade e adequações pedagógicas que consequentemente proporcionarão uma educação inclusiva, de forma a atender os PAEE e todos os alunos

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Educação de adultos, Prática de ensino, Special education

Como citar

PETRUCELLI, Letícia Barboza. Escolas para educação de jovens e adultos: acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas. 2018. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.