Os saberes corporais nas aulas de educação física: identificação e análise do desenvolvimento técnico e tático dos estudantes em jogos de voleibol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-09

Autores

Gutierrez, Jonas Paulo Mistico [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The corporal knowledge corresponds directly to the experiences developed in physical education classes, since even in the perspective of body movement such learning culture is an important resource for the formation of the citizen and their relationships outside of school. However, no longer teach through fragmented activities, mechanized and exclusive, but accessing methodological strategies that mobilize creativity, autonomy, curiosity, challenge and the active participation of the students. In the case of volleyball teaching in Brazilian schools there is still a lack of investigations under the optics already pointed, revealing weaknesses in the productions as show spaced than has been proposed by studies on sports education collectives. In this sense, the objective of the present study was to analyze the technical and tactical development of students in volleyball games, a class of eighth-graders of elementary school II, during the course of a teaching process in active methodologies seated in class Physical education at school. The background of the research was developed during three months, through an intervention proposal along with the Physical education teacher. participating class had 25 students, 11 boys and 14 girls. The data collections involved: Self-assessment, questionnaire, wheels of talks, comments from students, technical performance assessment instrument-volleyball tactical, interviews with students and with the Physical education teacher. According to the results of the first diagnostic evaluation, analyzing the footage with the assessment tool of the tactical and technical Performance of volleyball, the scores obtained by the class Withdrawals were 119 points; Reception 70 points; 5 lifting points; Attacking and blocking zero point; 6 defense points... (Complete abstract electronic acess below)
Os saberes corporais correspondem diretamente às vivências desenvolvidas nas aulas de Educação Física, já que mesmo na perspectiva da cultura corporal de movimento tal aprendizagem é um importante recurso para a formação do cidadão e suas relações fora da escola. Todavia, não se trata mais de ensinar por meio de atividades fragmentadas, mecanizadas e excludentes, mas sim acessando estratégias metodológicas que mobilizem a criatividade, autonomia, curiosidade, desafio e a participação ativa dos estudantes. No caso do ensino do voleibol, nas escolas brasileiras ainda há uma carência de investigações sob a ótica já apontada, revelando fragilidades nas produções na medida em que se mostram distanciadas do que vem sendo proposto pelos estudos acerca do ensino dos esportes coletivos. Neste sentido, o objetivo do presente estudo, foi analisar o desenvolvimento técnico e tático de estudantes em jogos de voleibol, de uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, durante o transcurso de um processo de ensino assentado nas metodologias ativas nas aulas de Educação Física na escola. O pano de fundo da pesquisa foi desenvolvido durante três meses, por meio de uma proposta de intervenção junto com o professor de Educação Física. A turma participante contava com 25 alunos, sendo 11 meninos e 14 meninas. As coletas de dados envolveram: Autoavaliação; questionário; rodas de conversas; observações dos estudantes, Instrumento de Avaliação do Desempenho técnico-tático do voleibol, entrevistas com os alunos e com o Professor de Educação Física. De acordo com os resultados da primeira avaliação diagnóstica, analisando a filmagem com o instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-tático do voleibol, as pontuações obtidas pela turma foram: Saques 119 pontos; Recepção 70 pontos; Levantamento 5 pontos; Ataque e Bloqueio zero ponto; Defesa 6 pontos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Voleibol, Escolas - Exercicios e jogos, Volleyball

Como citar

GUTIERREZ, Jonas Paulo Mistico. Os saberes corporais nas aulas de educação física: identificação e análise do desenvolvimento técnico e tático dos estudantes em jogos de voleibol. 2018. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.