A educação física adaptada na graduação em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Bauru

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Data

2018-11-09

Autores

Siqueira, Tatiana Domingues de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Adapted Physical Education (APE) consists of a program that addresses the needs of a person with a disability (PWD), intervening in programs of physical activities and promoting equal rights, social and opportunity. For a quality work with this audience, it's necessary that the formation work is close to the reality that will be faced in the daily life of the profession. Being essential, for this, the participation of qualified teachers during the process of learning in graduation. Currently, our Physical Education graduation course at Unesp-Bauru is divided in two modalities: Degree and Bachelor, with duration of 4 and 5 years, for classes of integral and nocturnal, respectively. In both specificities, the subjects related to APE and PWD care are taught after choosing between Bachelor's or Bachelor's degree. The study aimed to identify the knowledge of the students and teachers of the course on APE and to verify the ideal moment to present the subjects related to PWDs. Our initial hypothesis was that students and teachers did not fully master EPA subjects and that these subjects should be present in the Common Trunk (CT). Fifty-eight students from the common core of the course and 8 professors from the Department of Physical Education (DPE) of the Faculty of Sciences (FS) of Unesp Bauru participated in the study. The students answered a questionnaire, while the teachers participated in a simple semi-structured interview. The results presented corroborate that the initial hypotheses were correct and that some adjustments and adaptations are necessary for the effectiveness of EPA teaching in our courses. Of the participating students, 38 mention the fantastic quartet (without adaptations) to respond to the adapted sports that they know and 36 affirm that they do not know the rules and / or characteristics of any adapted sport. As for teachers, 6 confirmed that they feel prepared to work... (Complete abstract electronic acess below)
A Educação Física Adaptada (EFA) consiste de um programa que supre as necessidades de uma pessoa com deficiência (PCD), intervindo nos programas de atividades físicas e promovendo igualdade de direitos, sociais e de oportunidade. Para um trabalho de qualidade com esse público, é necessário que o trabalho de formação esteja próximo da realidade que será enfrentada no cotidiano da profissão. Sendo essencial, para isso, a participação de docentes qualificados durante o processo de aprendizagem na graduação. Atualmente, nosso curso de Educação Física na Unesp de Bauru é dividido nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, com duração de 4 e 5 anos, para turmas de integral e noturno, respectivamente. Nas duas especificidades, as matérias relacionadas à EFA e atendimento à PCD são ministradas após a escolha entre Licenciatura ou Bacharelado. O estudo objetivou identificar o conhecimento dos discentes e docentes do curso sobre a EFA e constatar o momento ideal para apresentação das matérias relacionadas às PCDs. Nossa hipótese inicial era que os alunos e professores não dominavam totalmente os assuntos sobre EFA e que essas disciplinas deveriam estar presentes no Tronco Comum (TC). Participaram da pesquisa 58 alunos do tronco comum do curso e 8 professores do Departamento de Educação Física (DEF), da Faculdade de Ciências (FC), da Unesp Bauru. Os discentes responderam a um questionário, enquanto os professores participaram de uma entrevista semiestruturada simples. Os resultados apresentados corroboram que as hipóteses iniciais estavam corretas e que são necessários alguns ajustes e adaptações para a efetividade do ensino da EFA em nossos cursos. Dos alunos participantes, 38 citam o quarteto fantástico (sem adaptações características) para responder os esportes adaptados que conhece e 36 afirmam não conhecer regras e/ou características...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação física para deficientes, Pessoas com deficiência, Currículos, Educação fisica - Bauru, Universidades e faculdades - Curriculos, Universities

Como citar

SIQUEIRA, Tatiana Domingues de. A educação física adaptada na graduação em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Bauru. 2018. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.