Proposta de um painel interpretativo para o Morro do Cuscuzeiro em Analândia/SP: a democratização do conhecimento geológico e fomento à geoconservação

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Data

2017-12-08

Autores

Lessi, Leonardo Flório [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The fact that geological knowledge is taught only as a topic under other disciplines or as part of interdisciplinary projects in schools, results in a lack of geological culture in the Brazilian society. The unawareness about that science may result in serious consequences, both economic and social. In this regard, the present study aims to make way for more projects of democratization of the geological knowledge, in addition to fostering the geoconservation, through the proposal of a new interpretative panel for the Geodiversity Site 'Morro do Cuscuzeiro', in Analândia, State of São Paulo (Brazil). Thus, the proposed panel must elucidate the visitors about the local geodiversity, not only informing them, but also provoking them by using a friendly approach and an accessible vocabulary, even for the public in general. To do so, this project intends to define the concepts of geodiversity, geoconservation, geotourism and environmental interpretation, in means to underpin the study. The work method is based on bibliographical revision, field work, and remote sensing, as preliminary steps, and also the characterization, inventory and quantitative assessment of the geodiversity site, through the GEOSSIT plataform, and the development of the interpretive panel following the guidelines suggested by Tilden (1977), Ham (1992), Projeto Doces Matas (2002), among others. In view of this, as result of this study, there is a proposed interpretive panel that aims to increase the disclosure of the geological knowledge, bringing up to the visitors of the Morro do Cuscuzeiro, not only the interest in geosciences, but also the sense of preservation towards nature in its geological aspect
O fato de o conhecimento geológico ser ensinado nas escolas apenas sob a forma de tópicos em outras disciplinas, ou como projetos interdisciplinares faz com que inexista na sociedade brasileira uma cultura geológica, sendo que o desconhecimento desta ciência pela população pode acarretar graves consequências, tanto econômicas, quanto sociais. Neste sentido, o presente estudo visa abrir espaço para projetos de democratização do conhecimento geológico, além de fomentar a geoconservação, a partir da proposta de um painel interpretativo para o sítio da geodiversidade Morro do Cuscuzeiro, em Analândia, São Paulo. Assim, o painel proposto deve elucidar aos visitantes do local a respeito de sua geodiversidade, não apenas transmitindo as informações, mas provocando-os, por meio de uma abordagem amigável e de uma linguagem acessível ao público em geral. Para tal, pretende-se definir os conceitos relativos a geodiversidade, geoconservação, geoturismo e interpretação ambiental, de modo a embasar o trabalho realizado. Como metodologia de trabalho, foram realizados revisão bibliográfica, trabalhos de campo e sensoriamento remoto, como etapas preliminares, além da caracterização, inventariação e quantificação do sítio da geodiversidade em questão, por meio da plataforma GEOSSIT, e elaboração do painel interpretativo, seguindo as diretrizes propostas por Tilden (1977), Ham (1992), Projeto Doces Matas (2002), entre outros. Ante o exposto, tem-se como produto final deste trabalho, uma proposta de painel interpretativo que visa aumentar a divulgação do conhecimento geológico, despertando nos visitantes do Morro do Cuscuzeiro, não só o interesse pelas geociências, mas também o sentimento de preservação para com a natureza em sua vertente geológica

Descrição

Palavras-chave

Geologia, Geologia ambiental, Geodiversidade, Geoturismo, Proteção ambiental, Analândia (SP)

Como citar

LESSI, Leonardo Flório. Proposta de um painel interpretativo para o Morro do Cuscuzeiro em Analândia/SP: a democratização do conhecimento geológico e fomento à geoconservação. 2017. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Geologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2017.