Publicação: Avaliação de óleos essenciais, com ênfase no óleo de andiroba, para controle do cupim praga Coptotermes gestroi (Isoptera, Rhinotermitidae)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Costa-Leonardo, Ana Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
Os cupins são considerados pragas, principalmente pelo prejuízo econômico que causam em áreas urbanas. Os inseticidas utilizados no controle destes insetos podem causar problemas para a saúde do ser humano e outros animais que não são o alvo do produto químico. Assim, a busca por inseticidas naturais alternativos ao controle químico é desejada e produtos de plantas, que possuem inúmeros metabólitos secundários, muitos deles tóxicos à insetos, são possíveis candidatos. Deste modo, o presente trabalho avaliou os efeitos e o impacto dos óleos essenciais de andiroba (Carapa guianensis), de laranja doce (Citrus x sinensis) e de eucalypto (Eucalyptus globulus) sobre a atividade e a mortalidade do cupim praga Coptotermes gestroi. Para a avaliação dos óleos escolhidos foram desenvolvidos diferentes tipos de bioensaios. A presente pesquisa envolveu bioensaios de repelência e toxicidade, os quais mostraram que apenas o óleo de eucalipto é repelente para C. gestroi. Adicionalmente, o óleo de laranja e eucalipto foram tóxicos em altas concentrações. Quanto aos bioensaios de barreira ao tunelamento, nos quais foi analisada a capacidade destes óleos em impedir a construção de túneis por C. gestroi, os resultados mostraram que o óleo de andiroba possui um grande potencial para tratamentos de solo, pois impediu o tunelamento dos insetos. Nos bioensaios de consumo e sobrevivência foi avaliada a porcentagem de alimento consumido tratado com o óleo de andiroba e o número de cupins sobreviventes no final do experimento. Os resultados mostraram que o óleo de andiroba foi muito eficiente em impedir a alimentação dos cupins pelos papéis tratados, com um consumo de apenas 1,1% nas concentrações mais altas. Concluindo, os óleos testados mostraram diferentes capacidades e eficiências no controle do cupim-praga Coptotermes gestroi, sendo que os resultados sempre mostraram eficiência em um dos parâmetros avaliados
Descrição
Palavras-chave
Térmita, Térmita - Controle biológico, Essências e óleos essenciais, Pragas - Controle, Inseticidas biológicos
Idioma
Português
Como citar
PRONI, Murilo José. Avaliação de óleos essenciais, com ênfase no óleo de andiroba, para controle do cupim praga Coptotermes gestroi (Isoptera, Rhinotermitidae). 2018. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.