Contribuições das apresentações do Grupo Trupe Quimiatividade na Motivação dos Alunos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-07-05

Autores

Pacheco, Jessica Crivelaro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Taking into account the problems that schools have been faced in teaching, especially in teaching of Chemistry, and considering its may be directly related to student's motivation, in this work the students' motivational profiles was investigated. The analyzed factors were: time spent studying per week, reasons that leads them to study Chemistry; and what are the main difficulties experienced by them. In addition, possible contributions that play and theatrical activities performed by the Trupe Quimiatividade group for students' motivation were investigated. Qualitative and quantitative methodologies were used in the development of this work. The students answered questionnaries before, and after the presentations. Part of them was interviewed in order to investigate the context about Chemistry teaching they are inserted, an important factor for motivation. The results showed that most part of the students think that Chemistry is not interesting due some factors related to the generally used traditional methodology for teaching the subject. As a consequence, they dedicate just a few hours to study Chemistry during the week, motivated mainly for external factors, as well as, obtaining good degrees. On the other hand, the Trupe Quimiatividade group's presentation stimulated an intrinsic motivation in the students by using fun plays and chemical experiments during its theater play. This contributed to students to comprehend how important is to study Chemistry
Diante dos problemas que têm sido enfrentados no ensino, e principalmente no ensino de Química nas escolas, os quais podem estar diretamente relacionados com a motivação dos alunos, o presente trabalho buscou investigar o perfil motivacional dos estudantes. Dessa forma, foram analisados fatores como: horas de estudo semanais; o que leva os alunos a estudarem Química e quais as principais dificuldades sentidas por eles. Além disso, foram investigadas as contribuições decorrentes das atividades lúdicas e teatrais realizadas pelo grupo Trupe Quimiatividade na motivação dos alunos. Esse estudo se deu por meio de metodologias do tipo qualitativa e quantitativa. Foram aplicados questionários antes e após as apresentações do grupo e foram realizadas entrevistas com uma amostra de alunos, a fim de investigar o contexto dos alunos no que diz respeito ao ensino de Química, fator relevante na motivação. Os resultados demonstraram que, de forma geral, os estudantes consideram a disciplina de Química pouco interessante devido a uma série de fatores relacionados com a forma geralmente tradicional com que a disciplina é lecionada. Por consequência, esses alunos dedicam poucas horas de estudo para a mesma e quando se dedicam, isso é motivado por fatores externos, tais como obtenção de notas. Por outro lado, a apresentação do grupo Trupe Quimiatividade, que possui um caráter lúdico e teatral e emprega experimentos químicos, despertou nesses alunos uma motivação intrínseca, que os permitiu compreender a importância de estudar Química

Descrição

Palavras-chave

Química, Motivação na educação, Lazer e educação, Quimica experimental, Chemistry - Study and teaching

Como citar

PACHECO, Jessica Crivelaro. Contribuições das apresentações do Grupo Trupe Quimiatividade na Motivação dos Alunos. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.