Paraguaçu Paulista: intervenções rizomáticas para ativar o urbano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01

Autores

Pereira, Mateus Iamarino Farto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work presents urban interventions developed from a sensitive cartographical survey obtained by a drift through the central area and the railroad coach of Paraguaçu Paulista. The proposed interventions would act as a connections network (rhizome), in order to activate and integrate the lot that houses the Railway Station and the Sorocabana Railwat Deposit to the city's urban fabric. Paraguaçu Paulista, such as most of its neighbor cities in the inner state of Sao Paulo, was born and structured with the railway's arrival - The Sorocabana Railway - and, since the highway industry started to grow (50s-60s), along with a series of other developmental factors, most of its railway heritage have been suffering with loss of importance, falling into disuse. By walking through the space and creating sensitive maps that chart flow, mixed use of space, idleness and marginality, an intervention with rhizomatic effects becomes possible (overlapping flow, mixed use and the changes that may come) that aims to use the existing potential in activities of human appropriation in other areas of the city, encouraging its manifestation in the lot chosen for intervention. Its final objective is to obtain flow - activate places of intensity and let diversity triumph. It must achieve the place's needs, while opening paths for new ways of thinking and being, getting the users closer to each other, catapulting an improvement in the surrounding urban infrastructure and, finally, the city's development. The final product of this work constitutes proposals of permeable paths and a mobile, flexible and light structured urban furniture (tables, benches, platforms and fair tents) that can be appropriated and moved by the users through the whole intervention area
O presente trabalho apresenta intervenções urbanas desenvolvidas a partir de um levantamento cartográfico sensitivo obtido através da deriva investigativa pela área central e pelo leito férreo da cidade de Paraguaçu Paulista, São Paulo. As intervenções propostas agiriam como uma rede de ligações (rizoma), a fim de ativar e integrar o terreno da Estação Ferroviária e do Depósito da Estrada de Ferro Sorocabana ao tecido urbano da cidade. Paraguaçu Paulista, assim como a maioria de suas vizinhas no interior paulista, nasceu e foi estruturada com a chegada da ferrovia - a Estrada de Ferro Sorocabana - e, a partir do período de desenvolvimento da indústria rodoviária (década de 50/60), somada a uma série de outros fatores desenvolvimentistas, a maior parte de seu patrimônio ferroviário sofreu com uma perda de importância, caindo em desuso. A partir da caminhada pelo espaço e da confecção de mapas sensitivos que cartografem fluxo, uso misto do espaço, ociosidade e marginalidade, torna-se possível uma intervenção de efeito rizomático (uma sobreposição de fluxo, incentivo ao uso misto e acolhimento às mudanças) que almeja utilizar o potencial já existente nas atividades de apropriação humana em outras áreas da cidade, incentivando sua manifestação no terreno escolhido para o projeto. Seu objetivo final é o de obter fluxo - ativar locais de intensidade e deixar que a diversidade triunfe. Deve atingir as necessidades do lugar, enquanto abre caminhos para novos jeitos de pensar e ser, aproximando os usuários, catapultando uma melhoria na infraestrutura urbana nos arredores e, por fim, no desenvolvimento da cidade. O produto final deste Trabalho de Graduação é constituído de propostas de caminhos permeáveis e um mobiliário móvel...

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Patrimonio - Arquitetura, Cidades e vilas - Paraguaçu Paulista (SP), Arquitetura - Paraguaçu Paulista (SP), Ferrovias - Paraguaçu Paulista (SP)

Como citar

PEREIRA, Mateus Iamarino Farto. Paraguaçu Paulista: intervenções rizomáticas para ativar o urbano. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.