O centro é nosso: Perspectivas para moradia popular na reabilitação da área central de Santos - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-01

Autores

Capponero, Rafael [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
Este trabalho parte da análise da questão da habitação de baixa renda no centro histórico da cidade de Santos, observando como as políticas de reabilitação das áreas históricas se impõem, de modo a inviabilizar a permanência da população residente. Gerando o processo de gentrificação, os resultados desse tipo de intervenção são insuficientes na produção de um espaço urbano com qualidade paisagística e com um conteúdo social que lhe possa proporcionar um desenvolvimento. Desta forma, desenvolvemos ideias e proposições que visam a implementação de uma política de reabilitação de centros históricos a partir de uma política habitacional, que possibilite a transformação dos espaços degradados, porém de alta complexidade social e cultural, em espaços ricos em possibilidades, tanto para permanência da população local, como para o desenvolvimento do turismo, de forma compatível com os interesses dos moradores. A partir da compreensão desses processos no centro de Santos, no campo do planejamento urbano, este trabalho apresenta propostas referentes às políticas voltadas à reversão dos processos de expulsão da população de baixa renda residente, criando uma zona de habitação popular bem localizada

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Centros históricos - Arquitetura - Santos (SP), Cidades e vilas, Casas de cômodos - Arquitetura - Santos (SP), Habitação - Arquitetura - Santos (SP)

Como citar

CAPPONERO, Rafael. O centro é nosso: Perspectivas para moradia popular na reabilitação da área central de Santos - SP. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.