Mulheres de bicicleta: uma perspectiva analítica da mobilidade urbana em Rio Claro
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Data
2019-06-28
Autores
Oliveira, Amanda Rosin de [UNESP]
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
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Pretendemos aqui analisar e propor intervenções urbanísticas a partir do levantamento de dados sobre a mobilidade urbana de mulheres que fazem o uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano na cidade de Rio Claro. Desse modo, a presença delas utilizando a bicicleta vem sendo apontada por diversos estudos (HARKOT, SANTORO, JACOBS, AUGÉ) como um indicador de qualidade de vida nas cidades, por isso é importante pensar nas condições oferecidas, seu papel na vida social e quanto ainda é necessário conquistar espaço para que a autonomia e equidade sejam expressados no planejamento urbano. Fazemos esta afirmação com base nos dados e análises coletados partir deste estudo, dos quais demonstram diferenças do ponto de vista da vivência e mobilidade cotidiana dos espaços por mulheres de diferentes perfis. Logo, busca-se a compreensão de como acontecem as relações de gênero na escala da cidade, a partir das atividades diárias exercidas por esse meio de transporte. Para tanto, se faz necessário o entendimento de duas dimensões para a discussão: a primeira a partir da relação da mulher com o espaço urbano, na qual as cidades, por sua infraestrutura consolidada, ainda a deixam à margem e, atrelada ao imaginário social de posição subalterna, inferior ou dependente dos homens. Ou seja, a subalternização das relações de gênero também se reproduz nas hierarquias de produção da cidade. Em outra dimensão a importância em discutir a mobilidade, visto que essa é uma categoria chave para o desenvolvimento de cidades contemporâneas e que até o momento são colocados como imbróglio aos planejadores e políticos. Neste sentido, a análise é feita por meio de pesquisas de campo, grupo focal, mapeamento e relato das mulheres, sob a perspectiva de como usufruem da infraestrutura da cidade para as bicicletas...
Pretendemos aqui analisar e propor intervenções urbanísticas a partir do levantamento de dados sobre a mobilidade urbana de mulheres que fazem o uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano na cidade de Rio Claro. Desse modo, a presença delas utilizando a bicicleta vem sendo apontada por diversos estudos (HARKOT, SANTORO, JACOBS, AUGÉ) como um indicador de qualidade de vida nas cidades, por isso é importante pensar nas condições oferecidas, seu papel na vida social e quanto ainda é necessário conquistar espaço para que a autonomia e equidade sejam expressados no planejamento urbano. Fazemos esta afirmação com base nos dados e análises coletados partir deste estudo, dos quais demonstram diferenças do ponto de vista da vivência e mobilidade cotidiana dos espaços por mulheres de diferentes perfis. Logo, busca-se a compreensão de como acontecem as relações de gênero na escala da cidade, a partir das atividades diárias exercidas por esse meio de transporte. Para tanto, se faz necessário o entendimento de duas dimensões para a discussão: a primeira a partir da relação da mulher com o espaço urbano, na qual as cidades, por sua infraestrutura consolidada, ainda a deixam à margem e, atrelada ao imaginário social de posição subalterna, inferior ou dependente dos homens. Ou seja, a subalternização das relações de gênero também se reproduz nas hierarquias de produção da cidade. Em outra dimensão a importância em discutir a mobilidade, visto que essa é uma categoria chave para o desenvolvimento de cidades contemporâneas e que até o momento são colocados como imbróglio aos planejadores e políticos. Neste sentido, a análise é feita por meio de pesquisas de campo, grupo focal, mapeamento e relato das mulheres, sob a perspectiva de como usufruem da infraestrutura da cidade para as bicicletas...
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura, Identidade de gênero - Rio Claro (SP), Mobilidade de pessoal - Rio Claro (SP), Mulheres - Rio Claro (SP), Planejamento urbano, Bicicletas - Rio Claro (SP)
Como citar
OLIVEIRA, Amanda Rosin de. Mulheres de bicicleta: uma perspectiva analítica da mobilidade urbana em Rio Claro. 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019.