Considerações sobre Ópera do Malandro, de Chico Buarque: política ou entretenimento?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Gerardi, Raquel Duarte Nogueira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ópera do Malandro is a musical comedy by Chico Buarque staged for the first time in 1978, but contextualized in the Estado Novo of Getúlio Vargas. The main focus of this project is to make an analysis of Chico Buarque's play in comparison to Bertolt Brecht's The Threepenny Opera, which served as inspiration for the Brazilian artist. We will try to understand the specificities of the Brazilian play inserted in the historical context of the military dictatorship (1964-1985) to understand whether the work behaves as a political work - as proposed by Brecht in The Theepenny Opera - or as an entertainment to the public. The analysis, therefore, will start from the brechetian theory about epic theater and the two theatrical texts. If in classical theater the idea is to show the viewer the universality of man and his actions, in the epic theater, however, the idea is the completely opposite: both man and his actions are changeable. In order for this to be achieved, epic elements are added throughout the work to create the distancing effect between the viewer and the story narrated, so a critical look at society and the situation of man can be created. In creating his own version of Brecht's play and not translating it, Chico Buarque seeks to meet the needs of the Brazilian viewer and the context in which he is inserted as a way of trying to arouse public awareness
Ópera do Malandro é uma comédia musical de Chico Buarque encenada pela primeira vez em 1978, mas ambientada no Estado Novo de Getúlio Vargas. O principal foco deste projeto é fazer uma análise da peça de Chico Buarque em comparação com a Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht, que serviu de inspiração para o artista brasileiro. Tentaremos compreender as especificidades da peça brasileira inserida no contexto histórico da ditadura militar (1964-1985) para entender se a obra se comporta como uma peça política - tal qual propôs Brecht em Ópera dos Três Vinténs - ou como um entretenimento para o público. A análise, portanto, partirá da teoria brechtiana do teatro épico e dos dois textos teatrais. Se no teatro clássico a ideia é mostrar ao espectador a universalidade do homem e de suas ações, no teatro épico a ideia é oposta: tanto o homem quanto suas ações são mutáveis. A fim de que isso seja alcançado, elementos épicos são adicionados ao longo da obra para criar o efeito de distanciamento entre o espectador e a história ali narrada para que, assim, possa-se criar um olhar crítico sobre a sociedade e a situação do homem. Ao criar sua própria versão da peça de Brecht e não traduzi-la, Chico Buarque procura atender às necessidades do espectador brasileiro e do contexto no qual está inserido como forma de tentar despertar a consciência do público

Descrição

Palavras-chave

Buarque, Chico 1944 Ópera do Malandro, Brecht, Bertolt 1898-1956, Teatro brasileiro, Musicais, Brazilian drama

Como citar

GERARDI, Raquel Duarte Nogueira. Considerações sobre Ópera do Malandro, de Chico Buarque: política ou entretenimento?. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2018.