A pesquisa de opinião na gestão de relacionamentos: caso Oliveira e Olivi Advogados Associados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-26

Autores

Ueda, Vanessa Kaori Oshida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This Course Conclusion Work aims to present the use of opinion research in the management of communication and reputation of a legal services company in Bauru, SP: Oliveira e Olivi Advogados Associados. The methodology used was a bibliographical survey, to build the theoretical bases that support the conclusions and the research processes applied to the different segments of the public interest of the case organization. Opinion surveys were developed such as: organizational climate, market climate, customer satisfaction and focus groups, so that it was possible to demonstrate their effectiveness in relation to clients and employees and in the management of communication, which consequently influences reputation. As a result of the study, one can see the strong acuity and the need for the research for the communication sector, but in the medium term, due to the lack of socialization and the lack of transparency in the use of its results, they promoted the discredit of its effectiveness towards the participants, in other words, employees of the company, who are routinely questioned, but without feedback. With the remodeling of applications and the use of research in 2017, it was possible to better understand the importance of research processes and the use of data in different sectors of the company for better management of communication and reputation... (Complete abstract electronic access below)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar a utilização da pesquisa de opinião na gestão da comunicação e da reputação em uma empresa de serviços advocatícios em Bauru/SP: a Oliveira e Olivi Advogados Associados. A metodologia inicialmente utilizada foi um levantamento bibliográfico para a construção das bases teóricas, as quais subsidiaram as conclusões e os processos de pesquisas aplicados junto aos diferentes segmentos de públicos de interesse da organização-caso. Com o intuito de demonstrar a efetividade das pesquisas de opinião para a reputação do escritório, uma vez que essas contribuem na relação com clientes e colaboradores, assim como na gestão da comunicação, foram desenvolvidas as seguintes pesquisas: de clima organizacional, de mercado, de satisfação dos clientes e grupos focais. Como resultados deste estudo, percebe-se a forte acuidade e necessidade da pesquisa para o setor de comunicação. Desse modo, ressalta-se a importância da socialização e da transparência, no ambiente organizacional, dos dados obtidos. Afirma-se isso, pois, caso não exista um retorno a médio prazo aos colaboradores, as chances de ocorrer um descrédito em relação à efetividade da pesquisa perante os participantes são maiores. Com as remodelações nas aplicações e uso das pesquisas em 2017, foi possível compreender melhor a importância dos processos de pesquisas e o uso dos dados nos diferentes setores da empresa. A partir disso, pôde-se observar uma melhora na gestão da comunicação e da reputação da empresa... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Opinião pública, Comunicação, Relações públicas, Advogados - Bauru (SP), Communication

Como citar

UEDA, Vanessa Kaori Oshida. A pesquisa de opinião na gestão de relacionamentos: caso Oliveira e Olivi Advogados Associados. 2019. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2019.