Brincando com múltiplos e divisores: o jogo como mais uma estratégia para o ensino da matemática na sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-04

Autores

Perroni, Priscila Moreda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho descreve como explorar o jogo “Brincando com múltiplos e divisores” e a maneira de levar o estudante a construção das habilidades matemáticas, usando o jogo como um recurso didático para ampliá-las e consolidá-las, valendo-se de vários objetos de conhecimentos matemáticos, em particular, múltiplos e divisores de um número natural e números primos. A fundamentação teórica se baseou nos problemas desencadeados pelas situações vivenciadas pela autora e pelos estudantes durante o trabalho com o jogo na sala de aula. Foram enunciados e demonstrados os principais teoremas e resultados relacionados aos objetos de conhecimento, como os já citados anteriormente, e ainda a congruência, o sistema de numeração decimal, os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10, que foram os mais utilizados pelos estudantes. A abordagem dos objetos de conhecimento mencionados com a utilização do jogo está de acordo e atende ao Currículo e a BNCC, tentando através do jogo, dar leveza e amabilidade ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Matemática, envolvendo e motivando os alunos quanto a aprendizagem dos objetos de conhecimento e habilidades inerentes ao currículo de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental Ciclo II.
This work describes how to explore the game “Playing with multiplex and divisors” and how to take the student to the construction of mathematical abilitiee, using the game as a didactic resource to expand and consolidate this knowledge of the students, using various objects of mathematical knowledge, in particular, the multiples and divider within the set of natural numbers and the concept of prime numbers. The theoretical foundation was based on the problems triggered by the situations experienced by the author and students during work with the game in class. The main theorems and results related to the objects of knowledge were demonstrated and conceptualized, such as the ones cited previously, and even congruence, the decimal numbering system, divisibility criteria by 2, 3, 4, 5, 6, 9 and 10, that were the most utilized by the students. The approach to the mentioned knowledge objects with the use of the game is in accordance and comply with the Curriculum and the BNCC, trying through it to give lightness and kindness to the teaching of the curriculum component of Mathematics, involving and motivating the students regarding the learning of the objects of knowledge and skills inherent in the mathematics Curriculum of the 6th year of elementary school Cycle II.

Descrição

Palavras-chave

Jogos matemáticos, Brincando com múltiplos e divisores, Ensino de matemática, Mathematical games, Playing with multiples and dividers, Mathematics teaching

Como citar