Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-01-29

Autores

Marques, Giseli Sampaio de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem por tema a interdisciplinaridade entre a pedagogia históricocrítica e a lexicografia pedagógica entendendo que a primeira traz subsídios para a segunda que por sua vez terá contribuições teóricas e práticas para a primeira. O contexto dessa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional contemplou a Educação Básica, mais especificamente, o Ensino Fundamental II que corresponde do 6º ao 9º ano e visa atender a demanda por estudos e materiais on-line no ensino e na aprendizagem de língua inglesa. Sendo assim, o nosso objetivo é colaborar para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira na educação básica. Para tanto, nossos objetivos específicos contemplam apresentar aspectos teóricos e desenvolver como produto final o e-Dicionário Escolar de Verbos Português-Inglês (e-DEVPI) para contribuir com o aluno no desenvolvimento de sua habilidade de produção escrita e oral. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa com característica de estudo teórico e documental na primeira etapa e na segunda etapa caracterizada pela elaboração do e-DEVPI que contemplou a seleção dos cem verbos mais utilizados em Língua Portuguesa no Brasil, análise conceitual e redação de verbetes. O resultado confirma a interrelação entre as áreas teóricas contempladas e um produto com potencial para atender a demanda identificada por Zacarias (2011) em sua tese de doutorado. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da Lexicografia.
This work has as its theme the interdisciplinarity between historical-critical pedagogy and pedagogical lexicography, understanding that the former brings subsidies to the latter, which in turn will have theoretical and practical contributions to the former. The context of this research developed under the Professional Master's Program covered Basic Education, more specifically, Elementary Education II, which corresponds from the 6th to the 9th year and aims to meet the demand for studies and online materials in the teaching and learning of the English Language . Therefore, our goal is to collaborate in teaching and learning English as a foreign language in basic education. Therefore, our specific objectives include presenting theoretical aspects and developing the PortugueseEnglish School e-Dictionary (e-DEVPI) as a final product to instrumentalize the student in the development of his written and oral production skills. As for the methodology, this is a research of an applied nature, with a quantitative and qualitative approach with a characteristic of theoretical and documentary study in the first stage and in the second stage characterized by the elaboration of the eDEVPI which had contemplated the selection of the hundred most used verbs in Portuguese language in Brazil, conceptual analysis and entry of entries. The result confirms the interrelation between the theoretical areas covered and an instrument with the potential to meet the identified demand by Zacarias (2011) in her doctor. It is also hoped that the results may contribute to future research in the areas of Education and Lexicography.

Descrição

Palavras-chave

Lexicografia Pedagógica, Metalexicografia, E-dicionário, Pedagogia Histórico-crítica, Pedagogical lexicography, Metalexicography, Historical-critical Pedagogy, E-dictionary

Como citar