Desafiando a desertificação da mídia: o jornalismo hiperlocal como instrumento de aproximação informativa em contraste aos desertos de notícia na Região Administrativa de Bauru, interior de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-29

Autores

Miranda, Giovani Vieira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Viver em uma cidade que não possui sequer um jornal ou um veículo de comunicação digital ou por radiodifusão. Tudo o que é visto na TV, lido, ouvido ou assistido na internet não diz respeito à sua comunidade, bairro ou território de seu dia-a-dia. As principais fontes de informação desse “povo sem mídia’, na maioria das vezes é o conteúdo que circula no grupo de WhatsApp da família, entre os vizinhos e os “amigos mais chegados”. É esse conteúdo sem muita precisão informativa, ou até sem origem determinada, direciona muitas das atitudes cotidianas das pessoas desprovidas de senso crítico, e de fontes confiáveis de informações sobre a sua localidade e, também sobre a realidade nacional. Esse cenário constantemente desprovido de notícias locais retrata a realidade dos moradores de 3.487 cidades brasileiras, de um total de 5.570 cidades (62%), e de outros 19% que caminham para esse Estado de desertificação noticiosa, segundo o levantamento do Atlas da Notícia 2021. Os chamados “desertos de notícia” se espalham entre as cidades do interior de todo o país, concentrando-se naqueles municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano e afugentados por toda a centralidade das regiões concentradas em populações e maiores rendas. A situação tem se agravado com o fechamento de veículos de imprensa em crise de público e arrecadação, o que tem aprofundado as desigualdades de acesso à informação jornalística, sobretudo às locais e regionais. Em contraste ao evidente cenário de desertificação noticiosa generalizada, o jornalismo local se destaca por estar mais próximo da realidade das pequenas cidades, dos bairros de cidades médias e de grandes centros. É um tipo de jornalismo que mantém a capacidade de dialogar com grupos étnicos, com diversos extratos culturais e os coletivos sindicais em localidades com grande concentração industrial. É o “localismo jornalístico” que mantém algumas condições de detectar primeiro o surgimento de fatos isolados, de novos comportamentos sociais e tendências políticas inéditas. A localidade noticiosa tem potencial para se fortalecer com o avanço das tecnologias digitais com a possibilidade de se concentrar em escala hiperlocal. Dessa forma, essa tese de doutorado, tem como objeto a análise do potencial de desenvolvimento do jornalismo local ou regional a partir de uma questão crucial: seria o jornalismo hiperlocal o elemento necessário para combater desertos de notícias? Por meio da problematização conceitual em torno do jornalismo local-regional, jornalismo comunitário e jornalismo glocal, buscou-se traçar as principais características, definições e exemplos do jornalismo hiperlocal no contexto das diferentes realidades do território brasileiro. A análise se aprofunda em um vasto mapeamento de mídia e identificação do comportamento do público midiático na denominada Região Administrativa de Bauru, interior de São Paulo. Com o cenário analisado e traçado busca-se, por fim, traçar as principais características dos veículos da mídia hiperlocal interiorana, com os quais são possíveis fazer regredir os desertos noticiosos presentes nas diversas regiões do País.
Living in a city that does not even have a newspaper or a digital or broadcasting vehicle. Everything that is seen on TV, read, heard or watched on the internet does not concern your community, neighborhood or territory. Their main sources of information are, in most cases, what circulates in the family's WhatsApp group. And this content directs everyday attitudes. This scenario portrays the reality of the residents of 3,487 Brazilian cities, of a total of 5,570 cities (62%), and of another 19% who travel to this state, according to the Atlas da Notícia 2021 survey. The so-called news deserts spread among inland cities across the country, concentrating on those with low Human Development Indexes and chasing away all the centrality of the concentrated regions. The situation has worsened with the closure of traditional vehicles in a financial crisis and has deepened inequalities in access to information. In contrast to the evident scenario of news desertification, local journalism stands out for being in direct contact with the reality of small cities, neighborhoods of medium and large cities, as well as with ethnic, cultural and union groups, being able to detect first the emergence of facts, new social behaviors and unprecedented political trends. The site has the potential to be strengthened by the advancement of digital technologies with the possibility of concentrating on a hyperlocal scale. Thus, this doctoral thesis is aimed at the local or regional press based on a crucial question: would hyperlocal journalism be the necessary element to fight news deserts? Through conceptual problematization around local-regional journalism, community journalism and glocal journalism, we sought to trace the main characteristics, definitions and examples of hyperlocal journalism in the context of the different realities of the Brazilian territory. The analysis delves into a vast mapping of media and user behavior in the so-called Administrative Region of Bauru, in the interior of São Paulo. Finally, with the analyzed and outlined scenario, it is sought to list the characteristics of hyperlocal interior media possible to combat deserts.
Vivir en una ciudad que ni siquiera tiene un periódico ni un vehículo digital o de transmisión. Todo lo que se ve en la televisión, se lee, se escucha o se ve en Internet no concierne a su comunidad, vecindario o territorio. Sus principales fuentes de información son, en la mayoría de los casos, lo que circula en el grupo de WhatsApp familiar. Y este contenido dirige las actitudes cotidianas. Este escenario retrata la realidad de los habitantes de 3.487 ciudades brasileñas, de un total de 5.570 ciudades (62%), y de otro 19% que viaja a este estado, según la encuesta Atlas da Notícia 2021. La denominada noticia los desiertos se extendieron entre las ciudades del interior de todo el país, concentrándose en aquellas con índices de desarrollo humano bajos y alejados por la centralidad de las regiones concentradas. La situación se ha agravado con el cierre de vehículos tradicionales en una crisis financiera y ha profundizado las desigualdades en el acceso a la información. En contraste con el escenario evidente de desertificación informativa, el periodismo local se destaca por estar en contacto directo con la realidad de las pequeñas ciudades, barrios de medianas y grandes ciudades, así como con grupos étnicos, culturales y sindicales, pudiendo detectar primero la aparición de hechos, nuevos comportamientos sociales y tendencias políticas sin precedentes. El sitio tiene el potencial de ser fortalecido por el avance de las tecnologías digitales con la posibilidad de concentrarse en una escala hiperlocal. Así, esta tesis doctoral se dirige a la prensa local o regional a partir de una pregunta crucial: ¿sería el periodismo hiperlocal el elemento necesario para combatir los desiertos informativos? A través de la problematización conceptual en torno al periodismo local-regional, el periodismo comunitario y el periodismo glocal, buscamos rastrear las principales características, definiciones y ejemplos del periodismo hiperlocal en el contexto de las diferentes realidades del territorio brasileño. El análisis profundiza en un vasto mapeo de los medios y el comportamiento de los usuarios en la denominada Región Administrativa de Bauru, en el interior de São Paulo. Finalmente, con el escenario analizado y esbozado, se buscan las características de los medios interiores hiperlocales posibles para combatir los desiertos.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo local, Jornalismo regional, Jornalismo comunitário, Jornalismo hiperlocal, Desertos de notícia, Local journalism, Regional journalism, Community journalism, Hyperlocal journalism, News deserts, Desiertos de noticias, Periodismo local, Periodismo regional, Periodismo comunitario, Periodismo hiperlocal

Como citar