Aplicativo móvel como ferramenta facilitadora no acesso a registros eletrônicos de saúde pelo paciente

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Data

2021-05-24

Autores

Martins, Marcelo Roberto

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A saúde digital que consiste no uso das tecnologias de informação e comunicação em apoio à saúde, bem como a saúde móvel, caracterizada pela prestação de serviços de saúde por meio de dispositivos móveis, podem contribuir à comunicação em rede por meio da aplicação de recursos tecnológicos e ferramentas que buscam integrar os serviços de atenção à saúde centrados na pessoa. A Atenção Primária à Saúde é o nível de atenção à saúde mais próxima ao cidadão e constitui a principal porta de entrada do paciente ao Sistema Único de Saúde. Uma vez necessária assistência mais especializada, os pacientes são referenciados a níveis secundários e terciários os quais executam ações de média e alta complexidade. Ao retornar à unidade que o encaminhou, o paciente deve ser contrarreferenciado a fim de continuar seu acompanhamento. Esse processo de referenciamento carece de ferramentas tecnológicas que possibilitem a troca de informações, orientações e documentações entre as partes envolvidas. O objetivo do trabalho foi propor uma solução integrada que atenda a saúde digital por meio do desenvolvimento do módulo "Meu Prontuário" no aplicativo “HCemCasa”, que permita acesso às informações do prontuário médico do paciente, avaliar se o aplicativo apresenta crescente utilização entre seus usuários, como se dá esta utilização na integralidade do atendimento ao paciente entre níveis de serviço de saúde e compilar as avaliações dos pacientes para melhoria do aplicativo. Trata-se de um estudo multimétodos, no qual o delineamento correspondente foi definido pelos objetivos, englobando estudo metodológico de produção tecnológica, ecológico do tipo série temporal e estudo transversal. Para seu desenvolvimento foi utilizado o método de ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e aplicadas técnicas de gerenciamento de projeto. Após lançamento da versão do aplicativo, contendo o módulo “Meu Prontuário”, os resultados apontaram aumento na sua utilização e no número de instalações e diminuição no intervalo entre dois acessos consecutivos realizados pelos pacientes. Dos 1.627 pacientes que instalaram o aplicativo, 1.263 (77,6%) responderam que não utilizaram informações do mesmo para acompanhamento ou continuidade do seu tratamento em serviços de atenção primária e do total de 115 avaliações realizadas pelos pacientes, 70 foram elogios, 17 problemas técnicos, 14 reclamações e 17 sugestões. Conclui-se que o estudo possibilitou o desenvolvimento de funcionalidades para acesso a registros de saúde por meio de um aplicativo, e que a avaliação de adesão à ferramenta demostrou crescente utilização por parte de seus usuários. Portanto este trabalho agrega tecnologia e inovação com potencial de contribuir para a promoção da integralidade e continuidade da assistência ao paciente.
Digital health consisting of the use of information and communication technologies in support of health, as well as mobile health, characterized by the provision of health services through mobile devices, can contribute to network communication through the application of technological resources and tools that seek to integrate health care services centered on people. Primary Health Care is the level of health care closest to the citizen and constitutes the main gateway for the patient to the Brazilian Unified Health System. Once more specialized assistance is needed, patients are referred to secondary and tertiary levels who perform medium and high complexity actions. When returning to the unit that referred him, the patient must be counter-referenced in order to continue his monitoring. This referencing process lacks technological tools that enable the exchange of information, guidance and documentation between the parties involved. The objective of this work was to propose an integrated solution that meets digital health through the development of the module “Meu Prontuário” in the “HCemCasa” app, which allows access to information from the patient's medical record, assessing whether the application is increasingly used by it’s users, how it is used in comprehensive patient care between levels of health service and compiling evaluations of patients for application improvement. It is a multi-method study, in which the corresponding design was defined by the objectives, encompassing a methodological study of technological production, ecological of the time series type and cross-sectional study. For its development, the system development life cycle method was used and project management techniques were applied. After releasing the application version, containing the module “Meu Prontuário”, the results showed increase in its use and in the number of installations and a decrease in the interval between two consecutive accesses performed by patients. Of the 1,627 patients who installed the application, 1,263 (77.6%) responded that they did not use information from it to monitor or continue their treatment in primary care services and of the total 115 evaluations performed by patients, 70 were compliments, 17 problems technicians, 14 complaints and 17 suggestions. It is concluded that the study enabled the development of functionalities for accessing health records through an application, and that the assessment of adherence to the tool showed increasing use by its users. Therefore, this work adds technology and innovation with the potential to contribute to the promotion of integrality and continuity of patient care.

Descrição

Palavras-chave

Aplicativos móveis, Atenção primária à saúde, Saúde Pública, Mobile applications, Primary health care, Public health

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