Uma perspectiva feminista ao jornalismo para a paz

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-30

Autores

Salhani, Jorge [UNESP]
Santos, Heloisa Dos [UNESP]
Cabral, Raquel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Based on the perspective that several concepts that guide journalism arise from a masculine tradition, feminist journalism research proposes new journalistic practices, oriented by intersectional and standpoint feminism. This landscape can be related to the peace journalism theoretical framework, which considers media communications a tool for conflict transformation. In this article, through a literature review, we investigate the tensions, the differences, and the possible contributions from the intersections between feminist journalism and peace journalism for journalistic practices and principles, and for academic research.
A partir da premissa de que muitos conceitos que guiam o jornalismo advêm de uma tradição masculina, os estudos sobre jornalismo feminista propõem novas práticas, baseadas na ética do feminismo perspectivista interseccional. Esta forma de se pensar a produção jornalística conversa com as teorias do jornalismo para a paz, que colocam a mídia como ferramenta para a transformação de conflitos. Neste artigo, a partir de revisão teórica, trabalhamos as tensões, diferenças e as possíveis contribuições da interseção entre o jornalismo feminista e o jornalismo para paz para a prática jornalística e para a pesquisa acadêmica.

Descrição

Palavras-chave

Feminism, Peace Studies, Ethics, Journalism Studies, feminismo, Estudos para a Paz, ética, jornalismo

Como citar

Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 28, n. 3, p. -, 2020.

Coleções