Participação social de lideranças comunitárias em um contexto de desigualdade social e no enfrentamento da pandemia da COVID-19: um enfoque psicossocial1

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-18

Autores

Yagiu, Hailton
Castro-silva, Carlos Roberto
Euzebios, Antonio
Martin, Sueli Terezinha Ferrero [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.

Resumo

Pesquisa realizada no âmbito de um amplo projeto de pesquisa-participante em contextos de vulnerabilidade da Baixada Santista/SP, que objetiva compreender elementos psicossociais da participação social e do envolvimento das lideranças comunitárias de uma comunidade periférica local, apontando suas potencialidades e fragilidades. Atualiza as reflexões baseando-se nas ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19 que tem acirrado as consequências da desigualdade social. Sistematiza as informações por meio do software Atlas.ti e analisa com base na perspectiva da Epistemologia Qualitativa e da Hermenêutica de Profundidade (HP) de Thompson. Resultados indicam que, de modo geral, a participação social se efetiva por meio de organizações sociais. Por um lado, a fragmentação das forças locais e esgarçamento de laços sociais dificultam o fortalecimento da participação social, por outro, os processos de conscientização estão presentes na busca do bem comum.

Descrição

Palavras-chave

Desigualdade Social, Vulnerabilidade, Participação Social, Lideranças Comunitárias, COVID-19

Como citar

Saúde e Sociedade. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública., v. 30, n. 2, p. -, 2021.

Coleções