Exame físico: opiniões e percepções de alunos de graduação em enfermagem

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Data

1995-12

Autores

Angelo, Denise De Andrade Dias [UNESP]
Julian, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]

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Editor

Associação Brasileira de Enfermagem

Resumo

This study aimed at getting to know the nursing graduate students' opnions and perceptions about concept of physical examination, difficulties, use of medicai information, as well as, the vision of teaching-Iearning process about the theme in questiono The authoresses concluded that: -the concepts expressed by them demonstrate the importance of behavior to the nursing assistance, diverging about to what evaluate; -the behavior is consider by themselves as always necessary for the nursing assistance, however, their difficulties are related to the lack of theorical-practical foundation, teachers not much prepared, limited time in the traineeships and lack of appropriate physical space for the executation of the behavior; -the theorical-pratical knowledge offered by the graduate courses aren't sufficient to the execution of the physical examinaton; -they show insecurity in the accomplishment of the physical examination, especially in the auscultation; -the students reveal that in spite of the physical exam result in exposing the patient the nurse must not be want to achieve it to the detriment of this to be carried out by other profissionais; -it' s said that they use medicai information for execution of the physical examination, however, this fact would need inquiries to explain which datas they are using and why use them.
Este estudo visou conhecer as oplnloes e percepções dos alunos de graduação em enfermagem acerca do exame físico no âmbito do conceito, dificuldades, utilização de informações médicas, assim como a visão do processo ensino-aprendizagem sobre a temática em questão. As autoras chegaram as seguintes conclusões: -os conceitos emitidos por eles demonstram a relevância do procedimento à assistência de enfermagem, divergindo quanto ao que avaliar; -o procedimento é considerado pelos mesmos como sempre necessário para a assistência de enfermagem, porém suas dificuldades estão relacionadas à falta de embasamento teórico-prático, despreparo dos docentes, tempo limitado nos estágios e falta de espaço físico adequado para realização do procedimento; -os conhecimentos teórico-práticos oferecidos pelos cursos de graduação não são suficientes para execução do exame físico; -manifestam insegurança na realização do exame físico, principalmente no procedimento de ausculta; -revelam que apesar do exame físico acarretar exposição ao paciente, o enfermeiro não deve deixar de realizá-lo em detrimento deste ser executado por outro profissional; dizem utilizar informações médicas para a execução do exame físico, porém este fato necessitaria de investigações para elucidar de quais dados estão servindo-se e porque os utilizam.

Descrição

Palavras-chave

Physical Examination, Nursing Graduate Students, Opnions, Perceptions, Exame físico, alunos de graduação em enfermagem opiniões, percepções

Como citar

Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, DF, Brazil: Associação Brasileira de Enfermagem, v. 48, n. 4, p. 341-348, 1995.