Aplicação em pré-colheita, de dessecante em duas cultivares de soja (Glycine max (L.) Merril) II - Efeitos sobre a incidência de fungos nas sementes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1980-12-01

Autores

Durigan, Julio Cezar [UNESP]
Carvalho, N.M. [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas

Resumo

Plantas de soja das cultivares Santa Rosa e IAC-2 foram tratadas, em diferentes épocas após o início do florescimento, com o desse cante paraquat na dose de 2 l/ha do produto comercial. Objetivou-se avaliar os possíveis efeitos sobre a infecção de sementes por microorganismos prejudiciais a sua qualidade. As aplicações do produto foram feitas semanalmente a partir dos 72 e 75 dias após o início do fl orescimento, para as cultivares IAC -2 e Santa Rosa. respectivamente (teores de umidade das sementes de 56,8 e 57,5%). Para todas as épocas tratadas, existiam as suas respectivas comparações que não receberam o produto. As testemunhas foram colhidas seguindo-se os critérios usuais dos agricultores que trabalham com soja, aos 100 e 103 dias após o inicio do florescimento, respectivamente para as cultivares IAC-2 e Santa Rosa. A incidência de fungos prejudiciais à qualidade das sementes foi sempre menor para as parcelas que receberam dessecamento e au mentou com o retardamento da colheita, principalmente nas parcelas não tratadas.
The plant desiccant paraquat was applied on soybean plants at different stages of development 1972 and 75 days after flowering, weekly) and the harvested seeds examined as to fungus incidence. The data showed that the incidence of seed deteriorating fungi was always lower in the treated plots and increased when the harvest was delayed, mainly in the untreated plots.

Descrição

Palavras-chave

desiccant, fungi, Seed, Dessecante, Fungos, Sementes, Soja

Como citar

Planta Daninha. Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas , v. 3, n. 2, p. 116-121, 1980.