Publicação: Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper defends that Donald Schön's works on professional education in general and more particularly on teachers' education are based both on an epistemology that devalues scientific knowledge and on a pedagogy that devalues school knowledge. A critical analysis of Schön's concepts of tacit knowledge (or reflection-in-action) and school knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the context of a criticism of the currently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on teachers' education.
Resumo (português)
O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.
Descrição
Palavras-chave
Teachers' education, Epistemology of practice, Reflective practitioner, Tacit knowledge, School knowledge, Formação de professores, Epistemologia da prática, Professor reflexivo, Conhecimento tácito, Conhecimento escolar
Idioma
Português
Como citar
Educação & Sociedade. Campinas, SP, Brazil: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.