Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-08

Autores

Duarte, Newton [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes

Resumo

This paper defends that Donald Schön's works on professional education in general and more particularly on teachers' education are based both on an epistemology that devalues scientific knowledge and on a pedagogy that devalues school knowledge. A critical analysis of Schön's concepts of tacit knowledge (or reflection-in-action) and school knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the context of a criticism of the currently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on teachers' education.
O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.

Descrição

Palavras-chave

Teachers' education, Epistemology of practice, Reflective practitioner, Tacit knowledge, School knowledge, Formação de professores, Epistemologia da prática, Professor reflexivo, Conhecimento tácito, Conhecimento escolar

Como citar

Educação & Sociedade. Campinas, SP, Brazil: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.