FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM ÂMBITO HIPERCULTURAL: CORPOREIDADE E FILOSOFIA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-08

Autores

Avanço, Leonardo Dias [UNESP]
Lima, José Milton De [UNESP]
Neira, Marcos Garcia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

En este artículo se reconstruye un repertorio filosófico para enfrentar problemas relacionados con importantes transformaciones actuales en el ámbito de la cultura y la educación, centrándose más específicamente en el tema de la formación de identidades en el ámbito de la hipercultura en su relación con la dimensión de corporeidad. Desde el punto de vista del camino metodológico, en primer lugar se esbozan las nociones y las relaciones entre globalización, ciberespacio e hipercultura; en una segunda etapa, se fundamenta filosóficamente una nueva noción de identidad ligada a un cambio de paradigma y una contribución a los estudios de la corporeidad. Como conclusión, se expone una síntesis y una orientación filosófica relacionada con la formación humana en tiempos de expansión hipercultural, de manera que las posibilidades educativas para la formación de la identidad se aludem en línea con un nuevo paradigma de comprensión de la realidad y el cuerpo humano en su integridad y conexión, que surge, en parte, de los resultados de la ciencia física moderna, pero que, por otro lado, no deja de encontrar raíces en formas antiguas de sabiduría.
Neste artigo, reconstitui-se um repertório filosófico com o objetivo de enfrentar problemas relativos a importantes transformações atuais no âmbito da cultura e da educação, enfocando-se mais propriamente a questão da formação de identidades no âmbito da hipercultura em sua relação com a dimensão da corporeidade. Do ponto de vista do caminho metodológico, em primeiro lugar, são delineadas as noções de e as relações entre globalização, ciberespaço e hipercultura; em uma segunda etapa, passa-se a fundamentar filosoficamente uma nova noção de identidade vinculada a mudança de paradigma e a uma contribuição com os estudos da corporeidade. A título de conclusão, expõe-se uma síntese e uma orientação filosófica relacionada à formação humana em tempos de expansão hipercultural, de modo que são aludidas possibilidades educativas de formação da identidade em consonância com um novo paradigma de compreensão da realidade e da corpoereidade humana em sua integralidade e conexão, o qual emerge, em parte, de resultados da ciência física moderna, mas que, de outro lado, não deixa de reencontrar raízes em formas milenares de sabedoria.

Descrição

Palavras-chave

Hipercultura, Educação, Ciberespaço

Como citar

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 37, p. -, 2021.