Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Sanchez, Juan Hidalgo
Contador, José Celso
Contador, José Luiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Resumo

Este artigo relata a metodologia e os resultados da pesquisa empírica qualitativa realizada para identificar os fatores determinantes da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros produzidos pela Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen. Optou-se pela utilização da metodologia prescrita pelo modelo de campos e armas da competição, visto que é qualitativa e quantitativa e consegue representar com bastante clareza as estratégias competitivas de negócios e as operacionais da empresa. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não há diferença estatisticamente significativa entre os campos da competição escolhidos para os autoveículos mais competitivos e os escolhidos para os menos competitivos, pois todos eles competem basicamente em projeto, qualidade e preço do produto; e 2) o foco (variável matemática que mede o alinhamento das armas da competição aos campos da competição escolhidos para cada veículo) explica por que um autoveículo é mais competitivo que outro.

Descrição

Palavras-chave

Competitividade, Estratégia competitiva, Campos e armas da competição, Indústria automobilística

Como citar

Production. São Paulo, SP, Brazil: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 22, n. 1, p. 83-98, 2012.