Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Massaro, Munique [UNESP]
Stadskleiv, Kristine
Tetzchner, Stephen Von
Deliberato, Débora [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

Resumo

This study aimed to analyze the strategies used by aided communicators and of naturally speaking communicators to instruct a communication partner for the construction of physical models. Participants were 18 aided communicators and 18 naturally speaking communicators of a comparison group, aged 5-15 years, from Brazil and Norway. In addition, three different groups of naturally speaking communication partners participated in the research: parents, peers and one professional. At first, the aided communicator children were evaluated. Next, the construction tasks were administered. In this task, aided communicators and comparison group had to instruct the communication partner to build physical models. Participants were filmed during the building and the recordings were transcribed. Content analysis was performed, which resulted in the delineation of categories, and the results were qualitatively and quantitatively analyzed. This study suggests that there are differences between the strategies used in the constructions. Aided communicators and their communication partners spent more time to complete the construction. However, both groups used the language to instruct the communication partners and finish the constructions.
este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos comunicadores auxiliados e comunicadores naturalmente falantes ao instruir um parceiro de comunicação para a construção de modelos físicos. Os participantes foram 18 comunicadores auxiliados e 18 comunicadores naturalmente falantes de um grupo de comparação, com idade entre 5-15 anos, do Brasil e da Noruega. Além disso, três diferentes grupos de parceiros de comunicação naturalmente falantes participaram da pesquisa: pais, colegas e profissional. Em um primeiro momento, as crianças comunicadores auxiliados foram avaliadas. Em seguida, as tarefas de construção foram administradas. Nessa tarefa, os comunicadores auxiliados e as crianças do grupo de comparação tiveram que instruir o parceiro de comunicação para construir modelos físicos. Os participantes foram filmados ao fazer a construção e as gravações foram transcritas. Foi realizada a análise de conteúdo, de que resultou no delineamento de categorias, e os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Este estudo sugere que existem diferenças entre as estratégias utilizadas nas construções. Comunicadores auxiliados e seu parceiro de comunicação usam mais tempo para concluir as construções. No entanto, ambos os grupos usaram a linguagem para instruir o parceiro de comunicação e finalizar as construções.

Descrição

Palavras-chave

Special Education, Inclusion, Language, Augmentative and Alternative Communication, Educação Especial, Inclusão, Linguagem, Comunicação Alternativa

Como citar

Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 3, p. 337-350, 2016.