Escolas, professores e caipiras: exercício para um descentramento histórico

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Data

2005-03

Autores

Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]

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Editor

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo

Com a intenção de constituir um cenário histórico para a formação e atuação de professores no interior do estado de São Paulo, este artigo esboça o que chamamos de Educação (Matemática) caipira, aproveitando uma adjetivação já consagrada pela Sociologia. O termo descentramento, emprestado de Hall (2004), serve, aqui, para intensificar uma característica deste estudo, a saber, a pretensão de dissociar-se das abordagens mais freqüentes, tanto na História da Educação quanto na História da Educação Matemática, que tomam como ponto de partida os grandes centros e as instituições formadoras clássicas (como as Faculdades de Filosofia), negligenciando uma pluralidade de aspectos que, segundo cremos, é essencial para se compreender, mais ampla e globalmente, certas práticas educativas. Para efetivar tal intenção, partimos de uma caracterização do sistema educacional rural para, em seguida, situar o movimento de ampliação do ensino secundário, cuja ênfase determinante ocorre na década de 1950 com a construção de escolas e a necessidade de formar professores que nelas atuassem. Embora focando, nesses dois aspectos, a região de Bauru (SP), percebe-se que as compreensões que daí surgem podem caracterizar outros contextos. Finalmente, discutimos a Nova Alta Paulista, região de colonização mais recente, com o que se configura um movimento de intercâmbio entre, de um lado, as regiões mais velhas do estado e suas instituições já bem estabelecidas e, por outro, as regiões novas, com o que uma espécie da ampliação do conceito de colonização, agora aplicada ao contexto educacional, pode ser vislumbrada.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Escola rural, Descentramento, História

Como citar

Educação e Pesquisa. São Paulo, SP, Brazil: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 121-136, 2005.