Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II

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Data

2021-06-01

Autores

Messias, André Luiz

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A disciplina de Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e ressignificação da educação em todos os âmbitos, com o objetivo de contribuir significativamente com a formação do ser humano, para a vida e para o mercado de trabalho. Este projeto teve como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia prática, de criação de valor, da disciplina de noções de Empreendedorismo associadas às Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento norteador da educação brasileira. A metodologia desenvolvida composta de 3 módulos, foi aplicada em uma Instituição de contra turno escolar com estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais e avaliou dez habilidades empreendedoras (autoconhecimento, autoestima, comprometimento, conhecimento profissional, criatividade, errar faz parte do aprender, ética, inovação, protagonismo e trabalho em grupo), associadas às competências gerais da BNCC, em 4 momentos distintos, no início, entre os módulos e ao término das atividades. Os dados coletados dos 24 estudantes foram analisados estatisticamente e apresentaram resultados positivos, aumentando significativamente (p<0,001) as 10 habilidades empreendedoras avaliadas, demonstrando que a metodologia é eficiente e replicável.
Entrepreneurship courses have great importance for developing and reframing of education in different areas aiming to positively contribute to daily lives, knowledge formation, and laborious activities of all human beings. Our work aimed to develop and apply a practical methodology, of value generation, to the Entrepreneurship notions associated with the general skills of the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), the guiding document of Brazilian education. The developed methodology, composed of three modules, was applied in a counter-shift school institution with students from middle school , and evaluated ten entrepreneurial skills, being: self-awareness, self-esteem, commitment, professional knowledge, creativity, understand that making mistakes is part of the learning process, ethics, innovation, protagonism, and group work. All evaluated entrepreneurial skills were associated with the BNCC general skills. This assessment was made in four different moments: before the beginning of learning activies, between modules, and at the program’s end. The data collected from all 24 students were statistically analyzed and reported positive results, significantly increasing (p<0.001) all ten entrepreneurial skills evaluated, demonstrating that the methodology is efficient and replicable.

Descrição

Palavras-chave

Empreendedorismo, Habilidades empreendedoras, Educação empreendedora, Práticas de empreendedorismo, Entrepreneurship, Entrepreneurial skills, Entrepreneurship education, Entrepreneurship practices

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