Avaliação das propriedades mecânicas de juntas sobrepostas dos aços DP980 e TRIP780 soldadas pelo processo a laser

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Data

2021-02-22

Autores

Fernandes, Pedro Barbosa

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Advanced High Strength Steels are a class of metal widely explored by the automotive industry, once their use provides lighter vehicles and more eficiente, with the same safety factors. In this sense TRIP and DP steels stand out, once they represent 40% of all the used material in a automotive vehicle. Due to that, it becomes essential the study of the needed parameters to make a good laser welding in these steel’s joints. The present work aims to select the best combination of these welding parameters, considering beam power, welding velocity and face material the main of those. The choice will be based on the mechanical and macrographic analysis of each joint. For that, one previus step will indicate wich of these parameter’s values will be the chonsen and, after this indication, it will be one main step, in wich eight weld bead will be submit to a macrographic, Vickers hardness and uniaxial tension tests. With the results of these tests, it will be possible to evaluate the integrity of each weld bead, the region of microsstructural instability, the welding efficiency (%) and the hardness profile of each weld bead. In the end of this work, it could be seen that from the eight welding jointa, trhee has stooded out for presenting healthy weld bead and welding efficiency between 87% and 100%.
Os aços avançados de alta resistência são uma classe de metais amplamente explorada pela indústria automotiva, uma vez que sua utilização proporciona veículos mais leves e eficientes, com os mesmos fatores de segurança. Nesse sentido, os aços TRIP e DP destacam-se uma vez que empregam 40% de todo material utilizado em um veículo automotivo. Por conta disso, torna-se imprescindível o estudo dos parâmetros necessários para se realizar uma boa soldagem a laser em uma junta com tais aços. O presente trabalho visa selecionar a melhor combinação de parâmetros de soldagem para tais juntas, sendo os principais a potência do feixe, a velocidade de soldagem e o material da face. A escolha será baseada na análise mecânica e macroscópica de cada junta. Para tanto, uma etapa prévia indicará quais os valores desses parâmetros serão escolhidos e, a partir dessa indicação, se realizará uma etapa principal, na qual oito cordões serão submetidos a um ensaio metalográfico e a ensaios de tração uniaxial e de dureza Vickers. Com os resultados provenientes desses ensaios, pode-se avaliar a integridade de cada cordão de solda, a região de instabilidade microestrutural, eficiência de cada soldagem (%) e o perfil de dureza de cada junta . Ao término do experimento, observou-se que das oito soldagens, três se destacaram por apresentar cordão íntegro e eficiência de soldagem entre 87 e 100%.

Descrição

Palavras-chave

Advanced high strength steels, Automotive industry, Laser welding parameters, Joint TRIP/DP, Mechanical tests, Aços avançados de alta resistência, Indústria automobilística, Parâmetros de soldagem a laser, Junta TRIP/DP, Ensaios mecânicos, Aço de alta resistência, Soldagem

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