Educação em saúde e a prática educativa da equipe de saúde da família na promoção das práticas corporais e atividades físicas no território

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Data

2021-06-10

Autores

Nascimento, Wedson Guimarães

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Educação em saúde pode ser entendida como um “recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado pelos profissionais da área, atinge a vida cotidiana das pessoas”. Desta forma, pode-se afirmar que todo profissional da saúde é um educador em potencial. Isso chama a atenção para a necessidade de refletir sobre as representações da educação em saúde, e a prática educativa que melhor dialoga com o sistema, em especial com a Atenção Primária à Saúde. Assim, a mesma preocupação vale para as ações referentes à promoção das práticas corporais e atividades físicas (PCAF) na AB, tendo em vista a indução destas práticas por políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar as representações e as relações que permeiam a educação em saúde, e as características da prática educativa dos profissionais da Equipe de Saúde da Família na promoção das PCAF no território. Trata-se de um estudo exploratório de cunho qualitativo, realizado através de um estudo de caso de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo. A USF foi escolhida por conveniência, com preferencia para unidade com o maior número de EqSF, sendo 3 EqSF. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas, e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados estão representados em duas categorias, são elas: “educação em saúde” e “promoção das práticas corporais e atividades físicas”. A exploração do material levou ao surgimento de subcategorias, em “educação em saúde” surgiram as subcategorias: “entre uma educação redentora e a mediação de um projeto social” e “relações de trabalho”; já em “promoção das práticas corporais e atividades físicas” surgiu: “entre uma prática educativa tradicional e dialógica” e “parcerias e oferta das práticas no território”. Após análise, pode-se afirmar que no contexto da unidade de saúde estudada, as equipes demonstraram uma representação de educação em saúde redentora. A mesma esteve associada ao predomínio de uma prática educativa tradicional na mediação dos conhecimentos teórico-práticos das PCAF na promoção destas para a população adstrita. No entanto, foi possível perceber elementos da concepção de uma educação em saúde como mediação de um projeto social, que por sua vez se aproximou de uma prática educativa dialógica no estímulo ao envolvimento da população com as PCAF. Ademais, as ações educativas e de promoção das PCAF demostraram ser influenciadas por relações de trabalho desestimulantes, representando uma barreira para o desenvolvimento de um processo mais consistente.
Health education can be understood as a “resource through which scientifically produced knowledge in the field of health, mediated by professionals in the area, reaches people's daily lives”. Thus, it can be said that every health professional is a potential educator. This draws attention to the need to reflect on the representations of health education, and the educational practice that better dialogues with the system, especially with Primary Health Care. Thus, the same concern applies to actions related to the promotion of bodily practices and physical activities in primary health care, in view of the induction of these practices by public policies of the Unified Health System. Therefore, the main objective of this research was to analyze the representations and relationships that permeate health education, and the characteristics of the educational practice of professionals from the Family Health Team in promoting bodily practices and physical activities in the territory. This is an exploratory study of a qualitative nature, carried out through a case study of a Family Health Unit in a medium-sized city in the interior of São Paulo. The unit was chosen for convenience, with preference for the unit with the largest number of teams, with 3 health teams. Data production took place through interviews, and data analysis was performed through content analysis. The results are represented in two categories, they are: “health education” and “promotion of bodily practices and physical activities”. The exploration of the material led to the emergence of subcategories, in “health education” the subcategories emerged: “between a redemptive education and the mediation of a social project” and “work relations”; in “promotion of bodily practices and physical activities” emerged: “between a traditional and dialogic educational practice” and “partnerships and offer of practices in the territory”. After analysis, it can be stated that in the context of the studied health unit, the teams demonstrated a representation of redemptive health education. It was associated with the predominance of a traditional educational practice in the mediation of theoretical and practical knowledge of bodily practices and physical activities in promoting these for the enrolled population. However, it was possible to perceive elements of the conception of health education as mediation of a social project, which in turn approached a dialogic educational practice in stimulating the population's involvement with bodily practices and physical activities. Furthermore, educational actions have shown to be influenced by discouraging work relationships, representing a barrier to the development of a more consistent process.

Descrição

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde, Educação em saúde, Práticas corporais, Atividades físicas, Atenção Primária à Saúde, Unified Health System, Health education, Body practices, Physical activities, Primary Health Care

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