Ecos do bucolismo camoniano em Cláudio Manuel da Costa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-31

Autores

Silva, Tânia de Assis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa pretende avançar e aprofundar o estudo sobre o eco bucólico das obras poéticas camonianas que, supostamente, ressoa na poesia do árcade brasileiro Cláudio Manuel da Costa. O objetivo é demonstrar uma interface entre os poetas Luís Vaz de Camões e Cláudio Manuel da Costa, pela temática do bucolismo. Numa leitura diacrônica, partindo do pressuposto de que ainda que Camões esteja distante no tempo do poeta árcade, é possível aproximá-lo deste pelo viés do ideal de vida para o homem. A referida aspiração se norteia, nestas leituras, pelo texto bíblico e pelos textos literários, referentes ao bucolismo, atando bucolismo greco-latino e bucolismo judaico-cristão, em suas produções poéticas. Isto é possível considerando os aspectos mitológicos que se assemelham, tais como a paz almejada no mito da Idade de Ouro que também é o motivo de anseio pelo advento messiânico, na crença judaico-cristã, devido à promessa de restauração da aura idílica. No que se refere ao bucolismo, a constatação se torna provável por meio da intertextualidade, mais especificamente usando o recurso da alusão, cujo entretecer dos textos permite perceber que em Camões a natureza é o elemento no qual pode refletir suas alegrias e tristezas, saudades e decepções. Assim o encantamento da natureza acontece num processo de reciprocidade em que ela inspira o poeta que lhe retribui com cantos da alma, momento em que o bucolismo aflora. Já em Cláudio Manuel da Costa, o lirismo bucólico nasce do encanto pelos valores da terra natal e do anseio de civilizar a colônia por meio do refinamento literário em que o poeta se volta para os moldes clássicos, cujos traços norteadores representam grande legado no fazer poético do árcade brasileiro. De forma semelhante, esta herança clássica também pode ser percebida em Camões quando se concebe uma relação dialógica entre os textos poéticos. O corpus da pesquisa conta com embasamento teórico de autores como Antonio Candido, Alfredo Bosi, Domício Proença Filho, Ernest R. Curtius, Gilberto Mendonça Teles, Gilbert Highet, Mário Faustino, Sérgio Alcides, Laura de Mello e Souza, Maria do Céu Fraga entre outros autores envolvidos no diálogo referente aos temas representativos do Arcadismo como o bucolismo e a revisitação ao universo da poesia clássica bucólica. A retomada às concepções bucólicas da Antiguidade contempla a aproximação estética entre a poesia árcade e a camoniana, especialmente no tocante aos sonetos selecionados de Cláudio Manuel da Costa e de Luís Vaz de Camões. A seleção dos poemas a serem analisados será feita a partir das obras Poesia completa, de Cláudio Manuel da Costa (in A poesia dos inconfidentes, organizada por Domício Proença Filho), e a Lírica Completa, de Luís de Camões.
This research intends to advance and deepen the study about the bucolic echo of Camonian’s poetic works, which supposedly, resonates in the poetry of the Brazilian Arcade Cláudio Manuel da Costa. The study aims to demonstrate an interface between the poets Luís Vaz de Camões and Cláudio Manuel da Costa, through the theme of bucolism. In a diachronic reading based on the assumption that even though Camões is distant in the time of the arcade poet it is possible to approach them by the perspective of the man's ideal of life. The readings guided by the biblical text and by the literary texts referring to bucolism tying Greek-Latin bucolism and Jewish-Christian bucolism in their poetic productions. It is possible considering the mythological similar aspects, such as the peace sought in the Golden Age myth, which is also the reason for yearning for the Messianic advent in the Judeo-Christian culture due to the promise of restoring the idyllic aura. Regarding bucolism, the finding becomes likely through intertextuality and more specifically using the allusion resource that in Camões nature is the element in which can reflect its joys and sadness, longings and disappointments. Thus, the nature's enchantment takes places in a process of reciprocity in which it inspires the poet who reciprocates it with songs of the soul, a moment when bucolism emerges. In Cláudio Manuel da Costa, the bucolic lyricism arises from the charm of the values of the homeland and the desire to civilize the colony through the literary refinement in which the poet turns to classical legacy can perceived in Camões when conceiving a dialogical relationship between the poetic texts. The corpus of the research relies on the theoretical basis of authors such as Antonio Candido, Alfredo Bosi, Domício Proença Filho, Ernest R. Curtius, Gilberto Mendonça Teles, Gilbert Highet, Mário Faustino, Sérgio Alcides, Laura de Mello e Souza, Maria do Céu Fraga among others. The dialogic relationship established in what concerns the theme of bucolism, Arcadism and revisiting the universe of classical bucolic poetry when there is an aesthetic approach to Arcadian and Camonian poetry, especially with regard to the selected sonnets by Cláudio Manuel da Costa and Luís Vaz de Camões. The poem's selection to be analyzed will be based on the Poesia completa, by Cláudio Manuel da Costa (in A poesia dos inconfidentes, organized by Domício Proença Filho), and Lírica Completa, by Luís de Camões.

Descrição

Palavras-chave

Neoclassicismo luso-brasileiro, Camões, Cláudio Manuel da Costa, Lírica comparada, Bucolismo

Como citar