Livros - FMB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • ItemLivro
    Cartilha da gestante indígena Xerente
    (Follia Comunicação Ltda) Dias, Lorrany Alves; Quaresma, Fernando Rodrigues Peixoto; Jamas, Milena Temer
    Esta cartilha é um produto de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós­graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, aluna Lorrany Alves Dias, orientada pela Prof\ D􀀆. Milena Temer Jamas (UNESP) e pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (UFT). O projeto é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Botucatu, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A Cartilha da Gestante Indígena Xerente tem o objetivo de favorecer o vínculo e a comunicação entre as indígenas gestantes e os profissionais da área de Saúde do Polo Base Indígena de Tocantínia-TO. Espera-se que seja uma ferramenta de informações para auxiliar as mulheres que desejam engravidar, as gestantes e seus parceiros na promoção da saúde materno-infantil.
  • ItemLivro
    Faculdade de Medicina de Botucatu: 60 anos em 60 depoimentos
    (NADA.Studio Criativo) Morais, Martha Martins de (Org.) [UNESP]; Lima, Maria Cristina Pereira (Org.) [UNESP]
    Esta publicação celebra e marca os 60 anos da FMB) apresentando relatos que narram a história da instituição do ponto de vista pessoal de cada personagem. Durante a preparação e execução da obra) foram selecionados alguns temas importantes na trajetória da faculdade) principalmente relacionados aos criadores) sonhadores e lutadores que a edificaram e hoje fazem parte de sua sólida base. Os depoimentos emocionantes são de mulheres e homens que dedicaram suas vidas) superaram crises) venceram a ditadura e até mesmo enfrentaram uma trágica pandemia para construir um centro de excelência no ensino) pesquisa e extensão) focado na saúde pública e no atendimento à população. Este livro é fruto do trabalho de diversas mentes) mãos e corações. São 60 histórias) uma para cada ano de vida desta faculdade. Docentes) discentes e técnico-administrativos compartilham lembranças) emoções e trechos de suas vidas que se encontram na encruzilhada da FMB.
  • ItemLivro
    Protocolo de acupuntura auricular para o transtorno mental comum
    (FMB-UNESP, Departamento de Enfermagem, 2023) Calvacante, Jaciane Araújo [UNESP]; Guilherme Corrêa, Barbosa [UNESP]; Domingos, Thiago da Silva [UNESP]; Oliveira, Domingos de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este protocolo foi criado com o objetivo de ampliar a resolutividade no atendimento do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal do Tocantins, e consolidar as pesquisas científicas que dão subsídios as essas ações de enfermagem. Aqui temos um instrumento potente para a implementação da prática de auriculoterapia e deve funcionar como material de consulta no dia a dia dos profissionais, docentes e discentes do serviço. O presente documento, é resultado oriundo do doutorado profissional em Enfermagem gerado para produzir melhorias nos serviços de saúde, e melhorar a execução das ações de enfermagem. podendo ser modificado conforme as necessidades do local ao qual for implantado, considerando as características da região. O uso de protocolos aprimora a assistência em saúde, favorece o uso de práticas cientificas, estabelece as ações a serem realizadas e são instrumentos legais construídos com base em evidências, oferecendo as melhores opções disponíveis para o cuidado. Implantar um protocolo de atendimento de acupuntura auricular é garantir r à comunidade acadêmica conhecimento aprofundado sobre o tema com vivência prática e à comunidade externa acesso ao atendimento, proporcionando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo.
  • ItemLivro
    Relatório de gestão (2019-2023): uma FMB focada nas pessoas
    (NEAD.TIS / STAEPE-FMB, 2023) Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]; Caramori, Jacqueline Costa Teixeira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume apresenta uma síntese das ações realizadas pela nossa gestão, no período 2019-2023. Ele busca resgatar as ações desenvolvidas por diversos atores institucionais e foi organizado de acordo com as atividades fins da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, mas também dando espaço para seções, departamentos e instituições parceiras.
  • ItemLivro
    Estratégia para uma carreira médica de sucesso
    (FMB-UNESP, 2023) Sartorão Filho, Carlos Izaias [UNESP]; Sartorão, Ana Luísa Varrone; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo tem como principal intenção – através de levantamento realizado em sala de aula, com alunos de medicina – destacar condutas importantes a serem adotadas em um atendimento médico. Destaca com precisão procedimentos imprecindíveis que tornam o ritual da consulta acolhedor e relevante para o paciente. Além disso, aponta conselhos referentes a conduta e comportamentos que devem ser observados pelo profissional médico. O uso das ilustrações após cada sentença proporciona ao leitor reflexões impactantes sobre o tema.
  • ItemLivro
    Células-tronco mesenquimais e exossomos: origem, aplicação e desafios
    (Seven Events, 2022) Lima, Estela de Oliveira [UNESP]; Moraes, Larissa Silva Zambrana; Oliveira, Rafael Guilen de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    LCB-UNESP – Apostila extensão : câncer de estômago
    (Liga do Câncer de Botucatu/UNESP, 2021) Chiarotti, Amanda de Moraes Mamede; ; Januario, Bianca Lucia; ; ; ; Salvador, Gabrielle Silva; Souza, Jéssica Luri Hisano de; Müller, João Victor Costa; ; ; ; ; ; Soares, Rafael Abbud; ; ; Reis, Patrícia Pintor dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apostila criada para o projeto de extensão da Liga do Câncer de Botucatu e realizada pela coordenação de 2021. Os temas foram levantados pelos ligantes, os quais tiveram que selecionar as perguntas mais pertinentes à comunidade. A coordenação recebeu tais perguntas e realizou uma triagem e a elaboração da apostila. Cada capítulo apresenta uma seleção de perguntas e de respostas referente ao seu tema. As respostas que estão contidas nesta apostila foram resultado de pesquisas realizadas pelos ligantes e pela coordenação. Todo material será usado para divulgação de conteúdo nas redes sociais da Liga do Câncer de Botucatu e encaminhado à comunidade por meio destas e pelos ligantes, que também receberão o material.
  • ItemLivro
    Doença cística congênita dos pulmões : cenário nacional, revisão da literatura, guia pictográfico
    (UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu, 2021) Cataneo, Antonio José Maria [UNESP]; Cataneo, Daniele Cristina [UNESP]; Lima, Rodrigo Pires de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (HC- FMB-UNESP) é um serviço de referência nacional e vem tratando há 45 anos as doenças congênitas dos pulmões diag- nosticadas em nosso hospital ou encaminhadas de diversas regiões do Brasil1. As malformações congênitas pulmonares representam um grupo de doenças com importante impacto na mor- talidade de fetos, neonatos e lactentes, todavia são ainda pouco conhecidas e, portanto, subdiagnosticadas em nosso país. Por essa razão, nos propusemos a inicialmente apresentar as estatísticas brasileiras do DATASUS de acordo com os registros do Capítulo XVII do CID-10 (Código Internacional de Doenças) que versa sobre malformações congêni- tas (Q00 a Q99), com ênfase às respiratórias (Q30 a Q34) e especificamente o Q33 (Malformações Congênitas dos Pul- mões) e posteriormente conduzir uma revisão sobre o diagnóstico e manejo de cada uma das doenças em particular.
  • ItemLivro
    Movimento 24 de maio: a luta estudantil pela ampliação das faculdades de Medicina
    (Centro de Memória/Faculdade de Medicina de Botucatu -UNESP, 2021) Morais, Martha Martins de (Org.) [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)