Traços de oralidade em letras de músicas: fenômenos linguísticos presentes nas canções brasileiras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-09-09

Autores

Souza, Graciely Alves de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é coletar, analisar e descrever fenômenos linguísticos característicos da oralidade presentes em letras de músicas brasileiras e, com isso, aproximar a sociedade de uma visão funcional da língua. Além da aproximação, nosso intuito também é combater o preconceito linguístico ao apresentarmos as explicações científicas por trás de cada ocorrência. Para isso, foram escolhidas canções de estilos variados, de acordo com pesquisas feitas para saber quais as preferências musicais dos brasileiros. Com o suporte de autores especialistas em oralidade, variação linguística, preconceito linguístico, entre outros, a análise das canções seguiu a linha da sociolinguística para mostrar que nada na língua acontece por acaso e que a modalidade oral não é sinônimo de irregularidade ou de desordem. Após a análise dos traços de oralidade presentes nas letras das canções, constatamos que toda variação, todo fenômeno linguístico que a gramática tradicional condena possui uma lógica, uma regra. Observamos, também, que a ideia, normativa, de que há erros mais errados que outros é totalmente equivocada, já que todos esses erros que a gramática tradicional aponta têm sua lógica, sua funcionalidade e sua eficácia comprovadas. Tendo em vista a forte presença da música na cultura e na rotina do brasileiro, a escolha do gênero musical torna os resultados desta pesquisa mais abrangentes e mais atrativos para as pessoas.
The main aim of this work is to collect, to analyze and to describe linguistic phenomena typical of orality present in Brazilian song lyrics and, thus, to approximate the society to scientific vision of language. Besides the approximation, our purpose is also to combat the linguistic prejudice introducing the scientific explanations behind each occurrence. For this purpose, it was chosen songs of various styles according to researches conducted to discover which Brazilians’ preferredmusical genres are. With the experts on orality, linguistic variation, linguistic prejudice, and others support, the songs analysis followed the line of sociolinguistics to demonstrate that anything in language happens incidentally and that oral modality is not a synonym for irregularity or for disorder. After the orality traits analysis present in musical lyrics, we ascertained that every variation, every linguistic phenomenon that traditional grammar condemn owns a logic, a rule. We also observed that the normative idea, that some errors are more wrong than others, is totally mistaken, whereas all these errors which traditional grammar aims have their own validated logic, functionality, and effectiveness. Regarding the strong presence of music in Brazilians culture and routine, the choice of musical genres converts the results of this research wider and more attractive for the people.

Descrição

Palavras-chave

Oralidade, Música, Variação linguística, Fenômenos fonológicos, Orality, Music, Linguistic Variation, Phonological phenomena

Como citar