Comportamento informacional de jogadores de video games

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Data

2021-09-30

Autores

Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A tese explora o comportamento informacional de jogadores de video games. Tem como objetivo investigar como se dá o comportamento informacional dos jogadores de video games, como estes se relacionam com as necessidades informacionais criadas por conta deste hábito, e como tais jogos influenciam essas relações. Como método, utiliza Netnografia associada com a técnica de Participação Observante, visando obter uma descrição densa do comportamento informacional observado. Como recorte utiliza o jogo Minecraft. A análise aborda o comportamento informacional de jogadores de Minecraft em quatro plataformas: a Minecraft Wiki, o YouTube, o Minecraft Forum e o subreddit de Minecraft na plataforma Reddit. Como recorte teórico, utiliza a perspectiva do Comportamento Informacional Cotidiano, que explora como os indivíduos lidam com informação no dia a dia, fora dos ambientes de trabalho ou estudo. Explora um conjunto de cinco ações informacionais: compartilhar, buscar, acessar, usar e avaliar informação. Os resultados demonstram que existe um balanceamento entre oferta e demanda de informação nas plataformas, mesmo que não totalmente explícita. Identifica diversos tipos de compartilhamento de informação nas plataformas consideradas no estudo. Discute como características específicas das plataformas e seus respectivos motores de busca influenciam a forma como os jogadores buscam informação nas mesmas. Encontra que não há muita variabilidade na forma como a informação é acessada nas plataformas. Aponta a existência de uma relação complementar entre o tipo de informação compartilhada e o uso que ela receberá por parte do dos usuários. Conclui que o processo de avaliação da informação sobre Minecraft encontrada nas plataformas estudadas se dá baseado numa análise caso a caso, em que a reputação, seja da plataforma fonte ou do usuário emissor, é fator significativo no resultado.
The thesis explores the information behaviour of video game players. It aims to investigate how the information behaviour of video game players occurs, how they relate to the information needs arising from this activity, and how such games influence these relationships. As a method, it uses netnography associated with the observer participation technique, with the aim of obtaining a dense description of the observed information behaviour. The research object is the game Minecraft. The analysis covers the information behaviour of Minecraft players on four platforms: the Minecraft Wiki, YouTube, the Minecraft Forum and the Minecraft subreddit on the Reddit platform. As a theoretical framework, it uses the perspective of Everyday Life Information Behaviour, which explores how individuals deal with information on a daily basis, beyond the contexts of work or study. It explores a set of five information actions: sharing, seeking, accessing, using and evaluating information. The results demonstrate that there is a balance between the supply and demand for information on the platforms, even if this is not fully explicit. The results also revealed several types of information sharing on the platforms included in the study. The analysis of the results discusses how specific features of platforms and their respective search engines influence how players look for information on them. The analysis finds that there is not much variability in the way information is accessed across platforms, pointing to the existence of a complementary relationship between the type of information shared and the use it will undergo by users. The thesis concludes that the evaluation process of information on Minecraft found on the studied platforms is based on a case-by-case analysis, where reputation, whether from the source platform or from the issuing user, is a significant factor in the result.

Descrição

Palavras-chave

Ciência da informação, Comportamento informacional, Video games, Netnografia, Information science, Information behaviour, Netnography

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