A comunicação organizacional pelo olhar educativo: a diversidade na cultura organizacional, com enfoque na inclusão da pessoa com deficiência visual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-22

Autores

Santana, Tainá Rodrigues

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In face with the growning competitiveness of the market, organizations began to realize the need for adaptation to social transformations, recognizing their responsabilities towards society and the importance of having a team of integrated, motivated colaborators and as an essential part for the construction and maintenance of the organizational culture. Therefore, the present research had the general objective of reflecting on how organizational communication can promote communicational and information literacy skills, aiming at access, use and production of content in an organizational environment, with an emphasis on the inclusion of people with visual impairments. Thus, in order to contribute to the creation of parameters for communicative competence and information literacy in corporate contexts, the online course “The Role of Organizational Culture in the Inclusion of People with Disabilities” was developed, which served as the object of the empirical research carried out and assessed at three points: understanding of the course, importance and usability, and interaction between participants. The results showed that corporate education is an important step for the study of specific and invisible issues, and it was also possible to highlight the primordial role that organizations play in building an inclusive social context.
Diante da crescente competitividade de mercado as organizações começaram a perceber a necessidade de se adaptar às transformações sociais, reconhecendo suas responsabilidades perante a sociedade e enxergando a importância de se ter uma equipe de colaboradores integrados, motivados e como parte essencial para a construção e manutenção da cultura organizacional. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre como a comunicação organizacional pode promover competências comunicacionais e em literacia informacional, visando ao acesso, uso e produção de conteúdo em ambiente organizacional, com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência visual. Para tanto, foi desenvolvido o curso online “O papel da Cultura Organizacional na Inclusão da pessoa com deficiência” que serviu como objeto da pesquisa empírica realizada e avaliada em três pontos: compreensão do curso, importância e usabilidade, e interação entre os participantes. Os resultados mostram que a educação corporativa é um importante passo para o estudo de questões específicas e invisibilizadas, e também foi possível evidenciar o papel primordial que as organizações têm para a construção de um contexto social inclusivo.

Descrição

Palavras-chave

Corporative education, Organizational communication, Visual impairment, Educação corporativa, Comunicação organizacional, Deficiência visual

Como citar