Cadeia produtiva do leite de vaca: revisão de literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-17

Autores

Ribeiro, Thiago Lopes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar os resultados publicados na literatura científica acerca da comercialização do leite de vaca. Usando informações de diversas fontes, dentre elas instituições de pesquisas, sites especializados, revistas de divulgação nacionais e internacionais, boletins técnicos, circulares técnicas, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e livros. Uma das mais antigas atividades rurais, a bovinocultura leiteira vem resistindo a todos os percalços como: os baixos preços pagos ao produtor de leite; o avanço de outras atividades rurais sobre suas áreas com instalação de monoculturas extensivas, no caso de São Paulo, notadamente a cana-de-açúcar; a ampliação de áreas para indústrias e as demandas do setor imobiliário surgidas com a expansão das áreas urbanas. Existe uma busca constante e acirrada, por parte das empresas, por novos fornecedores de leite, porém a proposta, através do acompanhamento técnico do processo produtivo, é de se potencializar os próprios fornecedores, ocasionando com isso, o aumento da captação de leite e a fidelização desses clientes. Na proposta de sustentabilidade da cadeia produtiva os laticínios e cooperativas devem visualizar o setor produtivo como seu parceiro potencial. O sistema de interdependência tem que ser considerado, assim como a existência de relações comerciais estruturadas e sólidas, que sejam determinantes no processo de crescimento da empresa. Desde que, estabelecida uma relação positiva entre os laticínios, que aderirem à proposta de estruturação da cadeia produtiva de leite, e os seus fornecedores (produtores rurais), outros produtores vão demonstrar interesse em fornecer o leite a estas empresas, potencializando o sistema de comercialização e desenvolvimento da cadeia produtiva.
This study aimed to evaluate the results published in the scientific literature about the commercialization of cow's milk. Using information from several sources, including research institutions, specialized websites, national and international dissemination magazines, technical bulletins, technical circulars, articles published in national and international journals and books. One of the oldest rural activities, dairy cattle has been resisting all the obstacles such as: the low prices paid to the milk producer; the expansion of other rural activities in their are-as with the installation of extensive monocultures, in the case of São Paulo, notably sugar cane; the expansion of areas for industries and the demands of the real estate sector that arose with the expansion of urban areas. There is a constant and fierce search on the part of compa-nies for new milk suppliers, however the proposal, through technical monitoring of the production process, is to enhance the suppliers themselves, thereby causing an increase in milk intake and loyalty of these customers. In the proposal for the sustainability of the production chain, dairy products and cooperatives must view the productive sector as their potential partner. The interdependence system has to be considered, as well as the existence of structured and solid commercial relations, which are decisive in the company's growth process. As long as a positive relationship is established between dairy products, which adhere to the proposal for structuring the milk production chain, and their suppliers (rural producers), other producers will show interest in supplying milk to these companies, enhancing the marketing system, and development of the production chain.

Descrição

Palavras-chave

Bovino, Cooperativas, Gado leiteiro, Leite, Produtores

Como citar