Troca-se de carro, de casa e de cônjuge, mas não se troca o time do coração: uma análise sobre a lealdade em torcedores do São Paulo Futebol Clube

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Data

2021-12-09

Autores

Moraes, André Calabrez Hilf de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A conquista de títulos para uma equipe de futebol e sua torcida é sempre um momento marcante e passível de celebração, porém a escassez destes, torna-se preocupante, principalmente em equipes com presença no cenário nacional. O presente estudo tem como objetivo analisar as motivações que os torcedores do São Paulo Futebol Clube têm para continuar a consumir e se relacionar com o clube, mesmo diante dos piores resultados esportivos. Para fazer tal análise buscou-se na literatura trabalhos semelhantes, que investigavam o comportamento dos torcedores para com o clube e suas extensões, com isso, a satisfação e a lealdade foram os construtos centrais que nortearam este estudo. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, coletando um total de 443 respostas. Como premissa, o trabalho investigou somente aqueles que se declararam torcedores do São Paulo Futebol Clube, e julgou-se pertinente a maioridade dos respondentes. As respostas que não se encaixaram nesses critérios foram descartadas, chegando ao número final de 433 respostas válidas. Para análise dos resultados utilizou-se o Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS) para desenvolver a Modelagem de Equações Estruturais (SEM). O modelo permitiu mensurar os impactos do prestígio (PREST) e envolvimento com o clube (ENVCL) na intenção (INTE) e quando são mediados pela lealdade (LEAL) e satisfação (SAT). Os resultados demonstraram que o Prestígio que o clube possuí impacta positivamente a Lealdade dos torcedores para com a entidade, e que o Envolvimento que o torcedor tem com o clube influencia diretamente a Intenção de consumo das extensões da marca. Além disso, o estudo encontrou também evidências de que os torcedores são-paulinos permanecem fiéis ao clube e não migram para outros que performam melhor, apesar do período adverso, significando que a lealdade ao clube não é decorrente de seu desempenho esportivo.
Winning championships for a football team and its fans is always a defining moment and one that can be celebrated, but the shortage of these becomes worrying, especially in teams in the national scenario. This study aims to analyze the motivations that São Paulo Futebol Clube fans have to continue to consume and relate to the club and not migrate to another that presents better results. In order to carry out such analysis, similar studies in the literature were delved into, those of which investigated the behavior of fans towards the club and its extensions, thus, satisfaction and loyalty were the central constructs that guided this study. Data was collected through a questionnaire, announced online, collecting a total of 443 responses, but as a premise the work investigated only those who declared themselves supporters of the São Paulo Futebol Clube, and it was considered relevant that the respondent was over 18 year old, the responses that did not fit these criteria were discarded, reaching the final number of 433 valid responses. To analyze the results, the Partial Least Squares Method (PLS) was used to develop the Structural Equation Modeling (SEM). The model allowed measuring the impacts of prestige (PREST) and involvement with the club (ENVCL) on intention (INTE) and when they are mediated by loyalty (LEAL) and satisfaction (SAT). The results showed that the Prestige that the club has impacts positively on the loyalty of fans towards the club, and that the involvement that the supporter has with the club directly influences the intention to consume the brand's extensions. In addition, the study also found evidence that São Paulo fans remain loyal to the club and do not migrate to others who perform better, despite the adverse period, meaning that loyalty to the club is not a result of their sporting performance.

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Palavras-chave

Marketing esportivo, Futebol, Lealdade, Satisfação

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