Estudo comparativo entre o número de pessoas transportadas pela SPTrans e o número de casos de Covid 19 no munícipio de São Paulo no ano de 2020

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Data

2021-11-08

Autores

Bezerra, Flávio Menegueço

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In the year of 2020, societies all around the world experienced a challenge which will be remembered by many future generations, the COVID 19 pandemic. Regardless of the social structure, the role of public management as a relevant element in the slowdown of the exponential growth of the disease became evident. As a result, the first countries with the best reduction performances were consequently those that were most willing to take unpopular measures, such as social distancing and closing down locations that have high agglomeration rate. However, even with the government willing to take more drastic measures, in many cases it proved necessary that the population also agreed with such measures, with a tendency to adhere to these public practices. Thus, this work aims to propose analysis of decision-making based on statistical tools, such as hypothesis tests on time series and linear regressions, about urban transport in the city of São Paulo carried out by SPTrans and the number of Covid 19 cases in 2020. This analysis is important in order to qualify public actions willing to reduce the contagion curve, with a certain flexibility, that is, without completely deactivating the main fleets of circulating buses. In this way, the management, in addition to being more technical, gains more transparency about the population, who will be more likely to adhere to protective measures.
No ano de 2020, as sociedades ao redor do mundo vivenciaram um desafio que será lembrado pelas gerações futuras como a pandemia de COVID 19. Independentemente do tipo de estrutura social, ficou evidente o papel da gestão pública como um elemento relevante na desaceleração do crescimento exponencial de contágio. De forma que, os principais países com melhores performances na redução da proliferação do vírus, foram consequentemente aqueles que mais se dispuseram a tomar medidas impopulares, como distanciamento social e fechamento de locais com características de alta taxa de aglomerações. Entretanto, mesmo com o poder público disposto a tomar medidas mais drásticas, em muitos casos se mostrou necessário que a população estivesse também de acordo com tais medidas, com propensão a aderir a essas práticas públicas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo propor análises de tomada de decisões baseadas em ferramentas estatísticas, como testes de hipóteses de séries históricas e regressões lineares, sobre o transporte urbano no município de São Paulo realizado pela SPTrans e o número de casos de Covid 19 no ano de 2020. Esta análise é importante a fim de qualificar as ações públicas dispostas a reduzir a curva de contágio, com uma certa flexibilização, ou seja, sem desativar totalmente as principais frotas de ônibus circulantes. Desta forma, a gestão, além de ser mais técnica, ganha um elemento mais transparente sobre a população, que terá mais propensão a aderir a medidas protetivas.

Descrição

Palavras-chave

Linear regressions, Time series, SPTrans, Covid 19, Modelos regressivos, Série histórica

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