Construção de cartilha educativa para orientação de pacientes sobre o cateterismo cardíaco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-16

Autores

Barros, Laviny Moraes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, em especial a Doença Arterial Coronariana, a qual possui como causa mais comum a aterosclerose. O estudo hemodinâmico é o método utilizado para o diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares. Por se tratarem de técnicas rápidas, precisas e minimamente invasivas, observa-se crescente procura pela abordagem hemodinâmica. Entretanto, a falta de informações dos usuários representa causa importante da rotineira suspensão dos procedimentos. Com isso, é indispensável dar ênfase à consulta de enfermagem no período pré-procedimento, com o propósito de realizar a educação em saúde. Dentre as tecnologias disponíveis, destaca-se a utilização do material educativo, cujo objetivo é facilitar o trabalho da equipe de saúde na comunicação e orientação dos pacientes e familiares, reforçando informações discutidas durante a consulta pré-procedimento. Objetivo: Construir uma cartilha educativa para pacientes que serão submetidos ao cateterismo cardíaco para orientação pré-procedimento. Método: Trata-se de um estudo metodológico, de construção de uma cartilha educativa, para alcançar os resultados de enfermagem, segundo a Classificação de Resultados de Enfermagem: “Conhecimento: procedimentos de tratamento” e “Conhecimento: processo da doença”. Resultados: A cartilha foi elaborada com 13 páginas e tem proposta autoinstrucional. Foi organizada a partir dos tópicos: o que são doenças cardiovasculares; o que facilita o surgimento dessas doenças; o que é cateterismo cardíaco; quais são os cuidados que devem ser tomados antes do exame; como será durante e após o exame. Conclusão: Foi construída uma cartilha educativa para pacientes que serão submetidos a cateterismo cardíaco para orientação pré-procedimento. O conteúdo apresentado na cartilha buscou fortalecer o autocuidado, para a manutenção da vida, saúde e do bem-estar do paciente, e individualizar a prática do cuidado de enfermagem.
Introduction: Cardiovascular diseases are the main causes of death in the world, especially Coronary Artery Disease, which has the atherosclerosis as the most common cause. The hemodynamic study is the method used for the diagnosis and treatment of cardiovascular diseases. As this method is fast, precise and minimally invasive, there is a growing demand for the hemodynamic approach. However, the lack of information from users represents an important cause of routine suspension of these procedures. Thus, it is essential to emphasize the nursing consultation in the pre-procedure period, with the purpose of carrying out health education. Among the available technologies, the use of educational material stands out, whose objective is to facilitate the work of the health team in communicating and guiding patients and families, reinforcing information discussed during the pre-procedure consultation. Objective: To build an educational booklet for patients who will undergo cardiac catheterization for pre-procedural guidance. Method: This is a methodological study, to build an educational booklet, to achieve nursing outcomes, according to the Nursing Outcomes Classification: "Knowledge: treatment procedures" and "Knowledge: process of illness". Results: The booklet has 13 pages and has a self-instructional proposal. Was organized based on the topics: what are cardiovascular diseases; what facilitates the emergence of these diseases; what is cardiac catheterization; what precautions should be taken before the exam; how it will be during and after the exam. Conclusion: An educational booklet was created for patients who will undergo cardiac catheterization for pre-procedural guidance. The content presented in the booklet sought to strengthen self-care, to maintain the patient's life, health and well-being, and individualize the practice of nursing care.

Descrição

Palavras-chave

Hemodinâmica, Cateterismo cardíaco, Educação em saúde, Hemodynamics, Cardiac catheterization, Health education

Como citar