O jogo de tabuleiro promovendo enriquecimento curricular para alunos com altas habilidades/superdotação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-10-20

Autores

Ataíde, Michelle Aparecida de Almeida Teles de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A proposta de atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tem fundamentos e orientações nas políticas públicas e na legislação que envolve esses estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os aportes teóricos desta pesquisa fundamentam-se nos estudos de Joseph Renzulli, referência para o estudo da compreensão e das possibilidades de atendimento desse público. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a efetividade de ações de enriquecimento curricular disponíveis para a organização do atendimento educacional especializado em sala de recurso multifuncional (SRM) que atenda estudantes com AH/SD. Os objetivos específicos foram: elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro como recurso didático para utilização nos espaços escolares e ambientes que desejam desenvolver as competências desse público. O jogo, produto educacional, denominado “Talentos em Ação” propõe o desenvolvimento de três tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II e III) e pode contribuir para a identificação dos indicadores de AH/SD de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental I (anos iniciais). Aplicado no contexto da pandemia da COVID-19, almeja proporcionar ao meio acadêmico avanços na área acerca das AH/SD e impactar nas intervenções e desenvolvimento desses educandos, além de fornecer subsídios para o aprimoramento dos processos de avaliação. Caracterizam-se participantes da pesquisa: a professora pesquisadora na qualidade de regente da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o estudante com AH/SD e a sua família. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados diários de campo, roteiro de entrevista com a família, o inventário de interesses do estudante e o formulário descritivo para elaboração do recurso. Como resultado é possível apontar que as SRM organizadas e com profissionais da educação especial com conhecimento de suas atribuições, conhecimento das estratégias e recursos para atender o PAEE, especificamente para as AH/SD pode assegurar o enriquecimento curricular. O produto educacional alcançou os objetivos propostos, assim como, a investigação científica a partir das áreas de interesse do aluno por meio do AEE para AH/SD, com contribuições singulares para o estudante e sua constituição no mundo.
The proposal for specialized educational care for students with high skills/giftedness (AH/SD) has foundations and guidance in public policies and legislation involving public students target of Special Education (PAEE). The theoretical contributions of this research are based on the studies of Joseph Renzulli, a reference for the study of the understanding and possibilities of care of this public. The general objective of this research was to develop and evaluate the effectiveness of curricular enrichment actions available for the organization of specialized educational care in the multifunctional resource room that meets students with AH/SD. The specific objectives were: to elaborate, apply and evaluate a board game as a resource made to use in school spaces and environments that wish to develop as this audience. The game, an educational product, called "Talents in Action" proposes the development of three types of curricular enrichment activities (type I, II and III) and can contribute to the identification of AH/SD indicators of students attending Elementary School I (initial years). Applied in the context of the COVID-19 pandemic, it aims to provide the academic environment with advances in the area about AH/SD and to impact the interventions and development of these students, in addition to providing subsidies for the improvement of evaluation processes. Participants of the research are characterized: the research teacher as regent of the Specialized Educational Care Room, the student with AH/SD and his family. As data collection instruments were used field diaries, interview script with the family, the student's interest inventory and the descriptive form for the preparation of the resource. As a result, it is possible to point out that the specialized educational care in the multifunctional resource room organized and with special education professionals with knowledge of their attributions, knowledge of the strategies and resources to meet the PAEE, specifying how AH/SD can ensure curricular enrichment. The educational product achieved the proposed objectives, as well as scientific research from the areas of interest of the student through the Specialized Educational Care Room for AH/SD, with singular contributions to the student and its constitution in the world.

Descrição

Palavras-chave

Altas Habilidades., Superdotação., Educação Especial., Inclusão., Enriquecimento Curricular., Gifted, Giftedness, Special education., Inclusion, Curriculum enrichment

Como citar