Treino de habilidades sociais em universitários com hipótese diagnóstica de altas habilidades/superdotação

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Data

2021-11-24

Autores

Barbosa, Aline Carolina Bassoli

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo de altas habilidades/superdotação se desenvolveu de forma significativa por meio de pesquisas científicas atuais com esse seguimento. Estudos correlacionam as habilidades acima da média com a presença de indicadores clínicos de saúde mental como ansiedade e depressão, bem como déficits em habilidades sociais. Diante da possibilidade de realizar treinamento para desenvolvimento de comportamentos socialmente habilidosos e tendo em vista que tais aspectos proporcionam ao indivíduo fatores de proteção e bem-estar psicológico, o presente estudo tem como objetivo acompanhar de forma crítica a aplicação de um treinamento estruturado de habilidades sociais (PROMOVE – Universitários) em universitários previamente identificados com AH/SD acadêmica, bem como descrever e analisar a mudança nos indicadores de saúde mental e a aprendizagem de comportamentos socialmente habilidosos. Dessa forma, foi realizado o estudo com cinco participantes, dividido em Grupo 1 (n = 3) e Grupo 2 (n = 2), ao longo da pandemia COVID-19. Os participantes passaram por avaliações pré, após a sexta sessão, pós intervenção e avaliação de seguimento, utilizando-se os instrumentos BDI-II, BAI, DASS-21 e QHC, as sessões ocorreram de forma virtual diante do isolamento social e interrupção das atividades acadêmicas presenciais. Os resultados obtidos demonstram a redução dos índices clínicos de ansiedade, depressão, desenvolvimento de autoconhecimento e comportamentos socialmente habilidosos, dados obtidos por meio das escalas de humor, habilidades sociais e relatos dos participantes. A excepcionalidade do estudo consiste na aplicação virtual de um treino estruturado com este seguimento da população, durante a pandemia COVID-19, viabilizando um estudo longitudinal com a análise por triangulação de métodos.
The study of high abilities/giftedness has developed significantly through current scientific research with this segment. Studies correlate above-average skills with the presence of clinical indicators of mental health such as anxiety and depression, as well as deficits in social skills. Given the possibility of training for the development of socially skilled behaviors and considering that such aspects provide the individual with protective factors and psychological well-being, the present study aims to critically monitor the application of a structured training of social skills (PROMOVE – Universitários) in university students previously identified with academic AH/SD, as well as to describe and analyze the change in mental health indicators and the learning of socially skilled behaviors. The study was carried out with five participants, divided into Group 1 (n = 3) and Group 2 (n = 2), throughout the COVID-19 pandemic. Participants underwent pre, after the sixth session, post-intervention, and follow-up evaluation, using the BDI-II, BAI, DASS-21, and QHC instruments, the sessions took place virtually in the face of social isolation and interruption of face-to-face academic activities. The results obtained demonstrate the reduction of clinical rates of anxiety, depression, development of self-knowledge and socially skilled behaviors, data obtained through mood scales, social skills, and participants' reports. The exceptionality of the study consists in the virtual application of structured training with this segment of the population, during the COVID-19 pandemic, enabling a longitudinal study with the analysis by triangulation of methods

Descrição

Palavras-chave

Altas habilidades/Superdotação, Habilidades sociais, Ansiedade, Depressão, High skills/Giftedness, Social skills, Anxiety, Depression

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