Características da cooperativa-escola de cinco escolas técnicas estaduais do oeste paulista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-21

Autores

Pereira, Aline Estela Zini de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Cooperativa-Escola possui como objetivos educar com base nos princípios do cooperativismo, apoiar o processo produtivo e comercializar produtos agropecuários. Este trabalho visou apresentar algumas características gerais das Cooperativas-Escola das Escolas Técnicas Estaduais do oeste do estado de São Paulo, abrangendo três Regiões Administrativas do CEETEPS (Araçatuba-Bauru; Marília-Presidente Prudente e São José do Rio Preto), com cursos na área de ciências agrárias, e, a partir das concepções dos professores orientadores, analisar suas relações socioprofissionais e a visão que possuem sobre as cooperativas-escola em cinco destas Etecs, situadas nos municípios de Adamantina, Andradina, Jales, Penápolis e Presidente Prudente. Além do levantamento bibliográfico, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado na forma de entrevista junto a cinco professores orientadores das Cooperativas-Escola das referidas Etecs. Observou-se que em todas as escolas os professores possuem remuneração atrelada aos parâmetros do projeto para desenvolvimento de orientação aos alunos. A maioria possui mais de um ano de experiência na função, formação acadêmica relacionada a área de atuação e no mínimo 10 anos como docente. As escolas possuem criações de animais e cultivos vegetais, para atender o Plano Político Pedagógico, servir como fonte de recursos para investimento em melhorias nos próprios setores agropecuários, na unidade escolar e na residência escolar. Há o processamento dos produtos agropecuários de origem animal e vegetal em quatro das cinco Etecs pesquisadas. Constatou-se que as decisões são tomadas por meio de instâncias coletivas em reuniões com os envolvidos nos processos produtivos e/ou com o Conselho Administrativo da Cooperativa-Escola ou ainda com a participação da Direção e Conselho Administrativo da Cooperativa-Escola. Apesar do projeto ser renovado semestralmente, 60% dos professores estão há dois ou mais anos na função e 20% há quatro anos, o que evidencia a experiência que possuem na função e que suas atividades estão sendo avaliadas como positivas pela direção das escolas.
The Cooperative-School aims to educate based on the principles of cooperativism, support the production process and commercialize agricultural products. This work aimed to present some general characteristics of the State School Technical Cooperatives-School in the west of the state of São Paulo, covering three Administrative Regions of CEETEPS (Araçatuba-Bauru; Marília-Presidente Prudente and São José do Rio Preto), with courses in the field of agrarian sciences, and, based on the conceptions of the guiding teachers, analyze their socio-professional relationships and their view on school cooperatives in five of these Etecs, located in the municipalities of Adamantina, Andradina, Jales, Penápolis and Presidente Prudente. In addition to the bibliographic survey, a survey was conducted through a questionnaire, with open and closed questions, applied in the form of an interview with five guiding teachers of the School Cooperatives of the referred Etecs. It was observed that in all schools teachers have remuneration linked to the parameters of the project for the development of guidance to students. Most have more than one year of experience in the function, academic training related to the area of ​​activity and at least 10 years as a teacher. The schools have animal and vegetable crops, in order to comply with the Political Pedagogical Plan, serve as a source of funds for investment in improvements in the agricultural sectors themselves, in the school unit and in the school residence. There is the processing of agricultural products of animal and vegetable origin in four of the five researched Etecs. It was found that decisions are taken through collective instances in meetings with those involved in the productive processes and / or with the Administrative Council of the Cooperative-School or with the participation of the Direction and Administrative Council of the Cooperative-School. Despite the project being renewed every six months, 60% of teachers have been in the function for two or more years and 20% for four years, which shows their experience in the function and that their activities are being evaluated as positive by the school management.

Descrição

Palavras-chave

Cooperativismo, Papel das cooperativas nas escolas técnicas, Professores orientadores, Cursos ligados à agropecuária, Cooperativism, Role of cooperatives in technical schools, Guiding teachers, Courses related to agriculture

Como citar