Educação Matemática, sociedade e meio ambiente: reflexões sobre violência social e ambiental. Um estudo transdisciplinar e crítico em uma pesquisa Etnomatemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-16

Autores

Leão, Marcílio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa intitulada: “Educação Matemática, Sociedade e Meio Ambiente: reflexões sobre violência social e ambiental: um estudo transdisciplinar e crítico em uma pesquisa Etnomatemática” visa promover reflexões teóricas sobre a violência social e a violência ambiental no âmbito da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo exploratório de caráter teórico com foco na construção social e ambiental do indivíduo. O objetivo geral que norteia a pesquisa é entender quais são as percepções que jovens do ensino médio de duas escolas públicas do estado de São Paulo e internos da Fundação Casa, em regime socioeducativo, têm a respeito do fenômeno violência e identificar uma possível influência desses fatores no processo de ensino-aprendizagem e nas próprias relações interpessoais entre professor e aluno. Participaram da pesquisa 79 jovens, na faixa etária entre 14 e 20 anos. Eles responderam a um questionário. Foram realizadas duas entrevistas com dois professores de matemática que atuam na área há mais de vinte anos a fim de entender como eles percebem e lidam com a questão da violência durante as aulas. E, uma entrevista com um representante da Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que trouxe à tona a questão da violência ambiental para esta pesquisa. Na análise quantitativa foram utilizados gráficos de colunas e análises de diferentes categorias para cada variável abordada nos questionários aplicados. A análise qualitativa apoiou-se nas ideias teóricas do Prof. Dr. Ubiratan D`Ambrosio, no Programa Etnomatemático e na abordagem Transdisciplinar. Os resultados dessa análise indicaram: a violência como um fator que interfere no aprendizado dos alunos; a educação escolar como um fator que minimiza a violência; a importância da aplicação da Etnomatemática numa perspectiva de tolerância, respeito, diálogo e coletividade; a importância da educação matemática como um instrumento para a cultura da PAZ. Ao final do trabalho propõe-se uma Educação Matemática voltada para a PAZ.
The research entitled: “Mathematics Education, Society and Environment: reflections on social and environmental violence. A transdisciplinary and critical study in an Ethnomathematics research” aims to promoting a reflection on social and environmental violence within the scope of Mathematics Education. It is a qualitative and quantitative research based on an theoretical exploratory study focusing on the social and environmental construction of the individual. The general goal of the research is to understand the perceptions that high school students from two public schools in the state of São Paulo and young inmates in a socio-educational measures of the Fundação Casa have of the phenomenon of violence and identify a possible influence of these factors on the teaching-learning process and on the interpersonal relationships between teacher and student. The participants were 79 young people, aged between 14 and 20 years old. They answered a questionary. Two interviews were carried out with two mathematics teachers who have been working in the area for more than twenty years in order to understand how they perceive and deal with the issue of violence during classes. An interview with a representative of the Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo that brought up the issue of environmental violence for this research. In the quantitative analysis, it was used column charts and analyses of different categories for each variable addressed in the applied questionnaires. The qualitative analysis was supported by the theoretical ideas of Prof. Dr. Ubiratan D`Ambrosio, in the Ethnomathematics Program and in the Transdisciplinary approach. The results of this analysis indicated: violence as a factor that interferes in students' learning; school education as a factor that minimizes violence; the importance of applying Ethnomathematics in a perspective of tolerance, respect, dialogue and collectivity; the importance of mathematics education as an instrument for the culture of PEACE. At the end of the work, a Mathematics Education focused on PEACE is proposed.

Descrição

Palavras-chave

Transdisciplinaridade, Paz social, Paz ambiental, Dialogo, Regime socioeducativo, Violência social, Violência ambiental, Etnomatemática, Transdisciplinarity, Social peace, Environmental peace, Dialogue, Socioeducational measures, Tolerance

Como citar