Por uma música bartokiana: progresso e material musical em Theodor W. Adorno

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Data

2021-11-29

Autores

Barreto, Thomaz da Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho articulou a discussão de Theodor W. Adorno sobre uso de materiais musicais folclóricos, presente em seus escritos dos anos de 1920, com seu conceito de material musical, de forma a tanto compreender em que Béla Bartók se diferencia de outros compositores folcloristas de sua época como analisar em que medida seu projeto composicional se aproxima da Nova Música enquanto projeto estético. A hipótese da qual a pesquisa partiu foi que no conceito de material musical do filósofo alemão está inscrita uma fórmula de apreensão do passado que nos permite encarar o uso de materiais folclóricos em Bartók como um pensamento composicional crítico diretamente ligado à situação da música no modernismo, não uma tentativa arbitrária de recuperação de um passado folclórico.
This work articulates Theodor W. Adorno's discussion on the use of folkloric musical materials, present in his writings from the 1920s, with his concept of musical material, in order to understand how Béla Bartók differs from other folklorist composers of his time and to analyze to what extent his compositional project is close to the New Music as an aesthetic project. The hypothesis of this research is that in the German philosopher's concept of musical material is inscribed a formula for apprehension of the past that allows us to face Bartók's use of folk materials as a critical compositional thought directly linked to the situation of music in modernism, not an arbitrary attempt to recover a folkloric past.

Descrição

Palavras-chave

Filosofia da música, Folclorismo, Estética

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