Iara App e o paradigma da inclusão: desafios no desenvolvimento de um aplicativo acessível

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Data

2022-01-10

Autores

Kita, Daniela Mayumi

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A educação inclusiva no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e, consequentemente, mais visibilidade em relação as problemáticas inerentes a esse assunto, já que diz de um movimento ligado à valorização de todas as diferenças. Entretanto, alguns grupos ainda têm sido excluídos dos processos de escolarização, como por exemplo as pessoas com deficiência, que mesmo com a existência de leis que garantem os direitos, a realidade brasileira ainda é marcada pela exclusão da diferença. Tendo em vista esse contexto, em busca de meios de incentivar e auxiliar a autonomia e independência dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) em sua educação, as tecnologias digitais ganham cada vez mais força como recurso de apoio ao ensino dentro de instituições escolares. Porém, essas tecnologias ainda não são tão exploradas quanto poderiam, em especial no âmbito do ensino de Ciências, especificamente na parte de biodiversidade e Educação Ambiental. Portanto, o presente trabalho buscou criar e desenvolver um aplicativo acessível que aborda os biomas brasileiros e a Educação Ambiental para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos da perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no desenvolvimento do Iara App, com o objetivo de que todas as crianças tenham acesso a uma experiência sem barreiras. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e como uma pesquisa-ação colaborativa, buscando construir e aprimorar o aplicativo como uma ferramenta na aprendizagem, além de compreender e superar os desafios envolvidos nesse trabalho. Ao final do desenvolvimento do projeto, foi possível idealizar e desenvolver a proposta inicial, um aplicativo inclusivo e acessível para crianças, tendo como base o DUA, que aborda aspectos voltados para o ensino dos biomas brasileiros e a educação ambiental. Ao longo desse processo, ressaltamos a importância e a potencialidade da rede colaborativa que foi construída, com profissionais engajados em um ensino inclusivo. Ademais, os resultados gerados foram fundamentais para o aprimoramento do aplicativo, almejando uma versão final do Iara App enriquecedora e mais acessível possível.
Inclusive education in Brazil has been gaining more and more space and, consequently, more visibility in relation to the problems inherent to this subject, since it speaks of a movement linked to the appreciation of all differences. However, some groups have still been excluded from schooling processes, such as people with disabilities, who even with the existence of laws that guarantee their rights, the Brazilian reality is still marked by the exclusion of difference. In view of this context, in search of ways to encourage and assist the autonomy and independence of Target Students of Special Education (EPAEE) in their education, digital technologies are increasingly gaining strength as a resource to support teaching within school institutions. However, these technologies are still not as explored as they could be, especially in the field of Science teaching, specifically in the part of biodiversity and Environmental Education. Therefore, the present work sought to create and develop an accessible application that addresses Brazilian biomes and Environmental Education for children in the early years of Elementary School. We started from the Universal Design for Learning (DUA) perspective in the development of the Iara App, with the objective that all children have access to a barrier-free experience. The research carried out was qualitative and as a collaborative action research, seeking to build and improve the application as a learning tool, in addition to understanding and overcoming the challenges involved in this work. At the end of the project's development, it was possible to idealize and develop the initial proposal, an inclusive and accessible application for children, based on the DUA, which addresses aspects related to the teaching of Brazilian biomes and environmental education. Throughout this process, we emphasize the importance and potential of the collaborative network that was built, with professionals engaged in inclusive education. In addition, the results generated were fundamental for the improvement of the application, aiming at a final version of the Iara App that was enriching and more accessible as possible.

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Palavras-chave

Acessibilidade, Libras, Audiodescrição, Educação inclusiva, Tecnologias digitais, Inclusive education, Acessibility, Digital technologies, Libras, Audiodescription

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