Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC

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Data

2022-01-10

Autores

Paulo, Chiara Juliani Pedro

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador da área da educação escolar promulgado no Brasil em 2017. Para a etapa do Ensino Fundamental, ela expõe as habilidades que um aluno deve adquirir, por meio de unidades temáticas de cada componente curricular, visando garantir aprendizagens essenciais a todos os alunos do Brasil. A Educação Física é um dos componentes curriculares, que apresenta seis unidades temáticas, sendo uma delas a dança. Essa unidade temática é encarregada de explorar as práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, dispondo de codificações particulares que frequentemente integram coreografias. Entretanto, esse tema é pouco desenvolvido no ambiente escolar. A literatura aponta a existência de limites como fonte para a ausência de trabalho com a dança, na escola e na graduação em Educação Física. Visando superar tais limites, professores da Educação Básica podem usufruir de alternativas para trabalhar com esse tema. Diante disso, o objetivo desse estudo foi produzir um material didático para o ensino das Danças Urbanas no 3º Ciclo do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, a fim de ampliar possibilidades de trabalho com a dança nas aulas de Educação Física. Para desenvolver o estudo foram utilizados fundamentos da pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvidos em duas etapas: Etapa I: Análise das danças urbanas no documento BNCC para fundamentar a elaboração da unidade didática; Etapa II: Elaboração do material didático digital, dividido em duas partes: produção dos planos de aulas, e estruturação de um site na plataforma Wix para abrigar e divulgar o material criado. A pesquisa é proposta para atender as habilidades do objeto de conhecimento Danças Urbanas para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, seguindo as instruções da BNCC, proporcionando uma alternativa para professores interessados em trabalhar com o conteúdo. Conclui-se que o estudo cumpre seu objetivo de produzir um material didático, ampliando possibilidades para o trabalho em aulas, com um site que divulga o trabalho, deixando-o disponível para consulta.
The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) is a guiding document to school education promulgated in Brazil in 2017. For the Elementary School stage, it exposes the skills that a student must acquire, through thematic units of each curricular component, aiming to guarantee essential learning for all students in Brazil. Physical Education is one of the curricular components, which has six thematic units (Unidades Temáticas), one of which is dance. This thematic unit is in charge of exploring body practices characterized by rhythmic movements, with encodings that often integrate choreographies. However, this theme is little developed in the school environment. The literature points to the existence of limits as a source for the absence of work with dance, at school and in Physical Education graduation. To overcome these limits, Basic Education teachers can take advantage of alternatives to work with this theme. Therefore, the objective of this study was to produce a didactic material for the teaching of Urban Dances in the 3rd Cycle of Elementary School according to the BNCC, in order to expand possibilities of working with dance in Physical Education classes. To develop the study, research foundations of a descriptive qualitative nature were used, developed in two stages: Stage I: Analysis of urban dances in the BNCC document to support the elaboration of the didactic unit; Stage II: Development of digital teaching material, divided into two parts: production of lesson plans, and structuring of a website on the Wix platform to house and disseminate the material created. The research is proposed to meet the skills of the knowledge object Urban Dances for the 3rd cycle of Elementary School, following the instructions of the BNCC, providing an alternative for teachers interested in working with the content. It is concluded that the study fulfills its objective of producing didactic material, expanding possibilities for work in classes, with a website that disseminates the work, making it available for consultation.

Descrição

Palavras-chave

Dança, Educação física (Ensino fundamental), Professores de educação física, Material didático, Base Nacional Comum Curricular, Educação física escolar, Danças urbanas, School physical education, Urban dances

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