Lourdes de la Rosa Onuchic, educadora matemática: um exercício biográfico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-17

Autores

Toillier, Jean Sebastian

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese apresenta um exercício biográfico sobre Lourdes de la Rosa Onuchic. Visando a conhecer sua trajetória de vida e sua inscrição na comunidade de educadores matemáticos, a narrativa biográfica foi constituída a partir de entrevistas – realizadas seguindo a metodologia da História Oral, como praticada no Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – e outras fontes documentais, a maioria delas proveniente do acervo pessoal de Dona Lourdes. Parte-se da perspectiva de que a elaboração de uma biografia é uma operação ficcional em que o biógrafo registra, sob sua perspectiva, mobilizando fontes diversas e diversificadas, uma interpretação plausível acerca da personagem biografada, imersa no contexto sócio-histórico e cultural em que ela viveu. Optamos por uma redação que segue um fluxo temporal, iniciando pela infância de Dona Lourdes, passando por sua formação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática na Universidade de São Paulo (USP), pelo casamento com o professor Nelson Onuchic e por outros momentos pessoais e profissionais até chegarmos à sua aposentadoria, que permitiu a ela se dedicar quase que exclusivamente ao campo da Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Ao registrar essas nossas interpretações de sua trajetória acadêmica e pessoal, buscamos discutir elementos – como questões relativas ao gênero, à velhice e à Educação Matemática – que, segundo nossa ótica como biógrafos, nos ajudam a compreender algumas circunstâncias que, implícita ou explicitamente, pautaram as opções por ela tomadas e que a levaram a se constituir na educadora matemática que é hoje.
This doctoral thesis is a biographical exercise on Lourdes de la Rosa Onuchic that has as its main objective knowing her life trajectory and her full inscription in the community of mathematics educators. The narrative is founded in interviews – carried out following the methodology of Oral History, as developed by the Research Group Oral History and Mathematics Education (GHOEM) - and in other documentary sources, most of them from Mrs Lourdes´ personal library. According to our perspective, the writing of a biography is a fictional operation in which the biographer registers, from his point of view, mobilizing distinct and diverse sources, a plausible interpretation of a biographed character immersed in a specific socio-historical and cultural context. So, our option was to follow a temporal flow, starting with the childhood of Mrs. Lourdes, going through her undergraduate courses in Mathematics at the University of São Paulo (USP), her marriage with Professor Nelson Onuchic and other personal and professional moments, until reaching the moment of her retirement, which allowed her to dedicate herself, almost exclusively, to the field of Mathematics Education, creating her research group. We also present, in general lines, her academical production in authoring books and other scientific papers, in teaching and working as adviser of many thesis and dissertations. Finally, is important to point out that, when writing and presenting our interpretation of Mrs. Lourdes´ academical and personal trajectory, we discuss some parallel issues, as gender, aging, Mathematics Education and research in Mathematics Education among other issues we understand to be essential to understand the circumstances which allowed her to be the mathematics educator she is.

Descrição

Palavras-chave

Biografia, Educação matemática, História oral, Gênero, Lourdes de la Rosa Onuchic, Biography, Mathematics education, Oral history, Gender

Como citar